Buscar

(Instituto Excelência/2018 - adaptada) A Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001 assegura a proteção de pessoas acometidas de transtorno mental, em qu...

(Instituto Excelência/2018 - adaptada) A Lei nº 10.216, de 6 de abril de 2001 assegura a proteção de pessoas acometidas de transtorno mental, em que o tratamento requer uma estrutura de assistência integral. Sobre essa lei, assinale a alternativa correta.


Na internação involuntária, não são necessários esclarecimentos ao paciente, devido ao risco de resistência.
A pessoa não tem o direto de solicitar voluntariamente sua internação, apenas com declaração da família ou de um médico para realizar esse tipo de serviço.
A internação psiquiátrica somente será realizada mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos.
Pesquisas científicas para fins diagnósticos ou terapêuticos poderão ser realizadas sem o consentimento expresso do paciente, ou de seu representante legal, basta apenas devida comunicação aos conselhos profissionais competentes e ao Conselho Nacional de Saúde.
É responsabilidade apenas do Estado o desenvolvimento da política de saúde mental, para promoção de ações de saúde aos portadores de transtornos mentais, sem contar com a participação da família, a qual será prestada em estabelecimento de saúde mental, assim entendidas as instituições ou unidades que ofereçam assistência em saúde aos portadores de transtornos mentais.

Essa pergunta também está no material:

saúde mental 2
1 pág.

Saúde Mental e Atenção Psicossocial Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "A internação psiquiátrica somente será realizada mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos." A Lei nº 10.216/2001 estabelece que a internação psiquiátrica somente será realizada mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos, sendo vedada a internação de pacientes portadores de transtornos mentais em instituições com características asilares, ou seja, que não ofereçam assistência integral. Além disso, a lei prevê que a internação involuntária deve ser realizada após a constatação da incapacidade do paciente de decidir sobre o tratamento, devendo ser comunicada imediatamente ao Ministério Público.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais