Buscar

saúde mental 9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

9a
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	(Adaptada de Fadesp, Prefeitura de Marabá, Pará, 2019) Na década de 1980, experiências municipais iniciaram a desinstitucionalização de moradores de manicômios, criando serviços de Atenção Psicossocial. Sobre as políticas públicas de Saúde Mental, é correto afirmar que:
		
	
	A atual política de Saúde Mental brasileira é resultado da mobilização de usuários, familiares e trabalhadores da saúde, iniciada na década de 1990.
	
	Tem por propósito criar circuitos paralelos e protegidos de vida para seus usuários, por meio da Lei nº 10.216, com regras rígidas, sob a consequência de que essas ações estejam apenas baseadas na remissão dos sintomas.
	 
	Amplia-se fortemente, na década de 2000, com financiamento e regulação tripartite, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que passa a integrar, a partir do Decreto Presidencial nº 7508/2011, o conjunto das redes indispensáveis na constituição das regiões de saúde.
	
	A atenção aos portadores de transtornos mentais passa a ter como objetivo o controle de sua sintomatologia.
	
	A atenção aos portadores de transtornos mentais passa a ter como objetivo estabelecer a medicação como principal ferramenta de cuidado.
	Respondido em 11/10/2023 09:49:42
	
	Explicação:
A resposta certa é: Amplia-se fortemente, na década de 2000, com financiamento e regulação tripartite, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que passa a integrar, a partir do Decreto Presidencial nº 7508/2011, o conjunto das redes indispensáveis na constituição das regiões de saúde.

Outros materiais