Buscar

Desde a aprovação da Lei Federal nº 10.257/2001, denominada Estatuto da Cidade, o Plano Diretor (PD) passou a ser o instrumento legal básico da pol...

Desde a aprovação da Lei Federal nº 10.257/2001, denominada Estatuto da Cidade, o Plano Diretor (PD) passou a ser o instrumento legal básico da política de desenvolvimento e expansão urbanos (Brasil, 2001 apud Freitas e Bueno, 2018). Deveria então determinar como a cidade e a propriedade cumpririam sua função social. Tornou-se obrigatória a elaboração e a revisão de planos diretores para todos os municípios brasileiros com população acima de 20 mil habitantes, inseridos em regiões metropolitanas, situados em áreas de interesse turístico e próximos de empreendimentos de significativo impacto ambiental (art. 41 da Lei nº 10.257/2001) (Freitas e Bueno, 2018).


A herança histórica de desigualdades socioespaciais decorrentes do injusto processo de urbanização no Brasil resiste ainda aos chamados instrumentos para democratização da cidade (Freitas e Bueno, 2018).

 

FREITAS, E. L. H. BUENO, L.M.M. Processos participativos para elaboração de Planos Diretores Municipais: inovações em experiências recentes. URBE. Revista Brasileira de Gestão Urbana, n.10, v.(2), 304-321, 2018.

 

Sobre essa afirmação, assinale a alternativa correta:

Escolha uma opção:

a.

O Estatuto da Cidade impõe clara separação entre o direito de propriedade e o direito de construir. No processo participativo, juntamente com a população, o instrumento define as parcerias e quando é o caso, o município inverte as prioridades em favor da população.

b.

O Estatuto da Cidade define como obrigatória a promoção de debates com a participação

da população no processo de elaboração dos Planos Diretores, o que reforça o sucesso observado na implementação do planejamento urbano.

c.

O processo de urbanização foi orientado pelos interesses populares, sobretudo os envolvidos com relação a infraestrutura básica, como saúde e educação, e construiu espaços urbanos sustentáveis.

d.

O crescimento econômico com base em baixos salários construiu cidades excludentes e desiguais, forçando a população que não se adequava ao nível de renda daquele espaço urbano a procurar outras alternativas de moradia, construindo novas cidades.

e.

A população trabalhadora conseguiu se em bons bairros, longe das periferias e com toda a infraestrutura básica disponível, graças as ações efetivas dos planos diretores.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b: "O Estatuto da Cidade define como obrigatória a promoção de debates com a participação da população no processo de elaboração dos Planos Diretores, o que reforça o sucesso observado na implementação do planejamento urbano."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais