Buscar

Ana Julia trabalhava como vendedora em uma loja de roupas e alegou em sua reclamação trabalhista que recebia comissões por suas vendas, mas que a e...

Ana Julia trabalhava como vendedora em uma loja de roupas e alegou em sua reclamação trabalhista que recebia comissões por suas vendas, mas que a empresa não as pagava integralmente. A empresa, em sua defesa, negou a existência de comissões e afirmou que Ana Julia recebia apenas um salário fixo. Diante disso, juiz do trabalho decidiu inverter ônus da prova e determinou que a empresa apresentasse os documentos que comprovassem pagamento do salário de Ana Julia. Essa decisão do juiz foi:


A) incorreta, pois ônus da prova é distribuído conforme a natureza jurídica da relação entre as partes, sendo irrelevante a dificuldade de se produzir a prova.
B) incorreta, pois a inversão do ônus da prova não é permitida na Justiça do Trabalho, de acordo com a CLT.
C) correta, pois a inversão do ônus da prova é automática, independentemente das circunstâncias do caso, ante a hipossuficiência presumida do empregado nas relações trabalhistas.

Essa pergunta também está no material:

3
1 pág.

Matemática Escola Colegio Estadual Barao Do Rio BrancoEscola Colegio Estadual Barao Do Rio Branco

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A decisão do juiz do trabalho foi correta, pois a inversão do ônus da prova é permitida na Justiça do Trabalho, de acordo com a Súmula nº 338 do TST. Essa inversão ocorre quando o empregado alega um fato que é difícil de provar, como no caso das comissões não pagas, e a empresa tem mais facilidade para produzir a prova, já que possui os documentos necessários. Dessa forma, cabe à empresa apresentar os documentos que comprovem o pagamento do salário de Ana Julia, sob pena de ter a alegação da empregada como verdadeira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina