Logo Passei Direto
Buscar

Leia o excerto abaixo com atenção. "Por exemplo, o verbo DIZER na língua brasileira de sinais tem que concordar com o sujeito e o objeto indireto da frase. Como você pode observar [...] há uma relação entre pontos estabelecidos no espaço e os argumentos que estão incorporados no verbo. Esse é um tipo de flexão próprio das línguas de sinais, como observado na língua de sinais americana e na língua brasileira de sinais para os verbos que são chamados verbos de concordância." (QUADROS, R.M. O tradutor e o intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa. Secretaria de Educação Especial; Programa Nacional de Apoio à Educação de Surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2004, p. 22). 

A partir desse contexto, analise as afirmativas a seguir. 

I. Os verbos constituem uma classe de palavras presente em diversas línguas, inclusive na Libras.

II. Os verbos simples são caracterizados por não apresentarem concordância, ou seja, por não serem flexionados conforme a pessoa ou número (singular ou plural), nem incorporarem afixos locativos.

III. Realizando uma associação com a língua portuguesa, como você bem sabe, em língua portuguesa, por exemplo, o verbo "comer" concorda com o sujeito, logo, para se dizer "eu como" ou "nós comemos" alteramos não apenas a escrita, mas também a forma como pronunciamos o verbo “comer”, conjugando-o de acordo com o sujeito.

Agora, assinale a alternativa correta.

  • Somente a afirmativa I é correta.
  • Somente a afirmativa II é correta.
  • Somente as afirmativas I e II estão corretas.
  • Somente as afirmativas II e III estão corretas.
  • As afirmativas I, II e III estão corretas.


User badge image
Adilene Lopes

há 2 anos

User badge image
Adilene Lopes

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Os verbos constituem uma classe de palavras presente em diversas línguas, inclusive na Libras. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois os verbos são uma classe de palavras que existem em várias línguas, incluindo a Língua Brasileira de Sinais (Libras). II. Os verbos simples são caracterizados por não apresentarem concordância, ou seja, por não serem flexionados conforme a pessoa ou número (singular ou plural), nem incorporarem afixos locativos. Falso, essa afirmativa é incorreta. Embora os verbos simples possam não ter flexão em algumas línguas, na Libras, os verbos de concordância, como mencionado no excerto, apresentam flexão de acordo com o sujeito e o objeto. III. Realizando uma associação com a língua portuguesa, como você bem sabe, em língua portuguesa, por exemplo, o verbo "comer" concorda com o sujeito, logo, para se dizer "eu como" ou "nós comemos" alteramos não apenas a escrita, mas também a forma como pronunciamos o verbo “comer”, conjugando-o de acordo com o sujeito. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois descreve corretamente a conjugação verbal na língua portuguesa. Com base nas análises: - A afirmativa I é correta. - A afirmativa II é incorreta. - A afirmativa III é correta. Portanto, a alternativa correta que contém todas as afirmativas verdadeiras é: "Somente as afirmativas I e III estão corretas." No entanto, essa opção não está listada. Assim, a resposta correta é que apenas a afirmativa I e III estão corretas, mas como não há essa opção, a melhor escolha é "Somente a afirmativa I é correta."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é: "Somente a afirmativa I é correta." Justificativa: A afirmativa I está correta, pois os verbos são uma classe de palavras presentes em diversas línguas, inclusive na Libras. A afirmativa II está incorreta, pois os verbos simples também podem apresentar concordância, como em "ele vai", onde o verbo "ir" concorda com o sujeito "ele". A afirmativa III está incorreta, pois o verbo "comer" não concorda com o objeto direto, mas sim com o sujeito.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina