Logo Passei Direto
Buscar
Sobre as enteroparasitoses, é correto o que se afirma em:

A) As enteroparasitoses apresentam uma alta incidência em algumas regiões, podendo causar agravos importantes, como é o caso da desnutrição, principal agravo em indivíduos infectados pelo parasita Ascaris lumbricoides.
B) Os exames parasitológicos de fezes muitas vezes precisam ser complementados com outros tipos de exames, como de sangue, porque alguns estágios da vida parasitária, como os trofozoítos, não podem ser identificados em amostras de fezes.
C) O exame das fezes é uma forma eficiente de identificar a infecção de grande parte dos enteroparasitas. Porém, há alguns casos em que outros tipos de amostras, como de sangue, podem ser requeridas.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra C) O exame das fezes é uma forma eficiente de identificar a infecção de grande parte dos enteroparasitas. Porém, há alguns casos em que outros tipos de amostras, como de sangue, podem ser requeridas. Embora as outras alternativas contenham informações verdadeiras, a alternativa A está incorreta, pois a desnutrição não é o principal agravo em indivíduos infectados pelo parasita Ascaris lumbricoides, e a alternativa B está incorreta, pois os trofozoítos são formas parasitárias que podem ser identificadas em amostras de fezes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Partindo do conhecimento a respeito da análise macroscópica de fezes e das normas de biossegurança, analise o caso a seguir: Marcos é aluno de biomedicina e está fazendo estágio em um laboratório pela primeira vez. Em seu primeiro dia de trabalho, ele começou a aprender as técnicas de análise de fezes, entre elas, a análise macroscópica. Buscando relembrar o que aprendeu em sala de aula, Marcos procedeu da seguinte forma: entrou no laboratório com calça comprida, tênis e jaleco de manga comprida; recebeu as amostras e identificou todas com as iniciais dos pacientes nas tampas; abriu os frascos e fez a primeira observação; em seguida, mexeu nas amostras com um bastão de vidro e anotou suas impressões. Sobre a conduta de Marcos, é possível inferir:


A) Marcos relembrou bem as lições vistas em sala de aula, pois não cometeu erros.
B) Marcos foi bem atento ao que aprendeu em suas aulas. Além disso, ele poderia com tranquilidade fazer o uso de sandálias
C) O aluno Marcos seguiu a maior parte dos procedimentos recomendados de forma correta, porém, cometeu um erro na identificação das amostras.

A respeito das enteroparasitoses, é correto afirmar que:

I - A presença de verminoses pode afetar o crescimento físico e os desenvolvimentos psicomotor e educacional.
II - A prevenção da infecção e da reinfecção por helmintos deve ser feita por meio de medidas de controle, como a implementação de condições sanitárias e de higiene e vermifugação.
III - A pesquisa da presença desses parasitas em exames laboratoriais é aliada no processo de prevenção da infecção e da reinfecção por helmintos.
IV - As enteroparasitoses são mais prevalentes em países desenvolvidos.
A) Apenas I e II estão corretas.
B) Apenas II e III estão corretas.
C) Apenas I, II e III estão corretas.
D) Apenas II e IV estão corretas.

Considerando o caso apresentado, a paciente deveria apontar para qual tipo de fezes?


A) Tipo 2;
B) Tipo 5;
C) Tipo 7.

Sobre essa análise, é correto afirmar que:

As enteroparasitoses apresentam uma grande relevância do ponto de vista da saúde pública, uma vez que acometem milhões de pessoas em todo o mundo e estão associadas a condições socioambientais desfavoráveis.
Uma das formas de identificar uma infecção parasitária é a análise macroscópica das fezes.
A) as fezes para esse tipo de análise devem ser conservadas em formol, a fim de preservar os cistos de helmintos;
B) as amostras para realização desse tipo de análise devem ser coletadas ao longo de 24 horas, a fim de englobar o maior número possível de parasitas;
C) para esse tipo de análise, a amostra precisa ser coletada cerca de uma hora antes do exame ou ser conservada em refrigeração por no máximo 24 horas.

Mais conteúdos dessa disciplina