Buscar

“O mito da ciência neutra, produzida por cientistas isentos, caiu por terra há muito tempo, pelo menos entre pesquisadores das ciências sociais e h...

“O mito da ciência neutra, produzida por cientistas isentos, caiu por terra há muito tempo, pelo menos entre pesquisadores das ciências sociais e humanas. A definição sobre o que pesquisar é frequentemente influenciada (e muitas vezes definida) pela disponibilidade de financiamentos, e o pesquisador trabalha a partir de sua inserção social, sendo profundamente marcado pelas questões de gênero, etnia, condição socioeconômica e, ainda, por seu pertencimento a uma comunidade acadêmica específica”

Resumo: O texto apresenta um perfil dos graduados em ciências sociais realizado a partir de um survey com egressos de quatro cursos do estado de São Paulo (USP, Unicamp, PUC-Campinas e PUC-São Paulo). Ao rever teorias e pesquisas sobre o assunto, são indicados os principais trabalhos relativos a uma sociologia dos cientistas sociais, as principais questões que nortearam esta investigação e alguns pontos comparativos. O foco do artigo reside nas informações ocupacionais, mas também são apresentadas variáveis sociodemográficas gerais e relacionadas com a origem social, que em último caso dizem respeito às mudanças de recrutamento e seletividade sociais ocorridas ao longo dos últimos 35 anos. Os dados mostram que mesmo sendo o segmento universitário o que concentra a maior proporção de cientistas sociais graduados, existe uma diversidade de inserções ocupacionais, principalmente na área pública e na pesquisa extra universitária.



Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O texto apresenta a ideia de que o mito da ciência neutra, produzida por cientistas isentos, não é mais aceito pelos pesquisadores das ciências sociais e humanas. A definição sobre o que pesquisar é frequentemente influenciada pela disponibilidade de financiamentos e o pesquisador trabalha a partir de sua inserção social, sendo profundamente marcado pelas questões de gênero, etnia, condição socioeconômica e, ainda, por seu pertencimento a uma comunidade acadêmica específica. O texto também apresenta um perfil dos graduados em ciências sociais realizado a partir de um survey com egressos de quatro cursos do estado de São Paulo (USP, Unicamp, PUC-Campinas e PUC-São Paulo).

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina