Buscar

Considere essa situação e responda: a) O contrato administrativo a ser celebrado com empresa novamente teria um objeto lícito para sua realização?...

Considere essa situação e responda: a) O contrato administrativo a ser celebrado com empresa novamente teria um objeto lícito para sua realização? Fundamente a resposta com leis complementares, em especial com o art. 198 da Constituição Federal.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, o contrato administrativo a ser celebrado com a empresa novamente teria um objeto lícito para sua realização, desde que atenda aos requisitos legais. O artigo 198 da Constituição Federal estabelece que "as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes: I - descentralização, com direção única em cada esfera de governo; II - atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais; III - participação da comunidade". Dessa forma, se a empresa em questão oferece serviços que atendam às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), o contrato pode ser celebrado novamente. No entanto, é importante que o processo de contratação seja transparente e atenda aos requisitos legais, como a realização de licitação, por exemplo.

0
Dislike0
User badge image

marcelo augusto

a) O primeiro contrato da Secretaria Municipal da Saúde com a Empresa vencedora de licitação foi válido e eficaz. Contudo, o segundo contrato não está de acordo com o art. 198, § 3.º, da Constituição Federal pela Lei Complementar n.º 141, que regulamentou valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, pelos Estados e pelos municípios em ações e serviços da saúde pública.

Ora, a prestação de serviço de limpeza e remoção de resíduos urbanos não constitui despesas com ações e serviços públicos de saúde, para fim de apuração de valores mínimos percentuais. Os fundos municipais são fundos especiais, instituídos por lei federal, para objetivo de aplicação efetiva de modo vinculado por dispositivo legal em serviços e de acordo com normas de aplicação.

Para os municípios, o percentual mínimo é de 15% da receita tributária municipal anual, de acordo com o art. 198, § 2.º, inciso II, da Constituição Federal e pelo art. 7.º da Lei Complementar n.º 141/2012. Logo, os requisitos de validade dos contratos em geral devem ser compreendidos no quesito de objeto lícito, permitido em lei para a devida contratação entre Poder Público e particular na área da saúde.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais