Buscar

É preciso ampliarmos nossas discussões sobre os temas da diversidade, inclusive sobre as normas que instituem o Atendimento Educacional Especializa...

É preciso ampliarmos nossas discussões sobre os temas da diversidade, inclusive sobre as normas que instituem o Atendimento Educacional Especializado, de modo que possamos ir para além das ideias convencionais, muitas vezes, baseadas apenas em condutas e ações preconceituosas e excludentes. É necessário que você questione os espaços, as práticas, os acessos e ainda faça uma reflexão que possibilite reinventar os lugares, as ideias, as maneiras, reafirmando as legislações e não contribuindo para a reprodução de uma ordem desigual e injusta.

Nesta perspectiva, é gerada a oportunidade de nos aproximarmos das temáticas que envolvem a escola, a pluralidade e os desafios da inclusão escolar, bem como de tecermos reflexões sobre a prática docente frente a estas temáticas. Com a realidade exposta, chegou o momento de você começar a identificar o seu papel frente a essa realidade.

A partir de suas vivências e da leitura da Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009, como você identifica o seu papel sobre a realidade atual? Proponha uma solução para que esta realidade possa ser modificada, analisando os motivos que levam muitos educadores a terem dificuldades em lidar com a inclusão. Além disso, elenque os aspectos em que você acredita que a Resolução 04/09 e a AEE podem contribuir para a transformação da educação.

Sua resposta deve ser entregue em forma de texto dissertativo, com até 20 linhas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O texto apresentado traz a importância de ampliarmos as discussões sobre a diversidade, incluindo o Atendimento Educacional Especializado, para além das ideias convencionais e preconceituosas. É necessário questionar as práticas e espaços, refletir e reinventar ideias e maneiras, reafirmando as legislações e não contribuindo para a reprodução de uma ordem desigual e injusta. Diante disso, é importante que cada um identifique seu papel frente a essa realidade, propondo soluções para modificar essa realidade e analisando os motivos que levam muitos educadores a terem dificuldades em lidar com a inclusão. Além disso, é importante elencar os aspectos em que a Resolução 04/09 e o Atendimento Educacional Especializado podem contribuir para a transformação da educação. Portanto, é fundamental que os educadores estejam preparados para lidar com a diversidade e inclusão, buscando capacitação e formação continuada, além de promover um ambiente escolar acolhedor e inclusivo para todos os alunos. A Resolução 04/09 e o Atendimento Educacional Especializado podem contribuir para a transformação da educação, garantindo o acesso e a permanência dos alunos com deficiência na escola, além de promover a inclusão e a igualdade de oportunidades.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais