Buscar

A denominação direito tributário está consagrada no direito brasileiro, sendo a expressão mais adequada, segundo o entendimento majoritário dos est...

A denominação direito tributário está consagrada no direito brasileiro, sendo a expressão mais adequada, segundo o entendimento majoritário dos estudiosos do assunto. Assim, a terminologia direito tributário, para a denominação do ramo jurídico, vem sendo adotada em nosso direito desde a Emenda Constitucional nº 18, de 1965, que organizou o Sistema Tributário Nacional. A respeito do STN, classifique V para as sentenças verdadeiro e F para as falsas:

( ) Os tratados internacionais revogam e modificam a legislação tributária interna e serão observados pela que lhes sobrevenha.

( ) O direito tributário é o ramo de direito público que estuda princípios e normas disciplinadoras do exercício das atividades de instituição, cobrança e fiscalização de tributos.

( ) O não-exercício da competência tributária não a defere à pessoa jurídica de direito público diversa daquela a que a Constituição a tenha atribuído.

( ) O emprego da equidade poderá resultar na dispensa do pagamento de tributo devido.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:



A F - F - F - V.
B V - V - V - F.
C V - F - V - V.
D F - V - V - F.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação I -Direito Tributário e Empresarial
7 pág.

Direito Tributário Contábil Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: V - F - V - V. Justificativa: - A primeira sentença é falsa, pois os tratados internacionais não revogam e nem modificam a legislação tributária interna, mas sim se sobrepõem a ela em caso de conflito (F); - A segunda sentença é falsa, pois o direito tributário não estuda apenas as atividades de instituição, cobrança e fiscalização de tributos, mas também os direitos e deveres dos contribuintes (F); - A terceira sentença é verdadeira, pois a competência tributária é indelegável e não pode ser exercida por pessoa jurídica diversa daquela a que a Constituição a tenha atribuído (V); - A quarta sentença é verdadeira, pois o emprego da equidade pode resultar na dispensa do pagamento de tributo devido, desde que não implique em violação ao princípio da isonomia (V).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais