Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com a teoria dual de Gilpin, o processo de globalização dos mercados e instituições, com o individualismo, a racionalidade econômica e a conduta de maximização dos resultados econômicos acabam com a “moral” estabelecida em nações mais atrasadas para dar lugar a uma nova moral social. Assinale a alternativa que indica, corretamente, como a teoria dualista de Gilpin explica o surgimento de uma economia moderna:


A)
User badge image
Questões para o Sucesso

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

A teoria dual de Gilpin sugere que a globalização e a racionalidade econômica promovem a transição de valores tradicionais para uma nova moral social, que prioriza a eficiência e a maximização de resultados. Essa mudança pode levar ao surgimento de uma economia moderna, onde as práticas e instituições se adaptam a um contexto global, muitas vezes em detrimento das normas locais. Se precisar de mais detalhes ou de uma explicação sobre as alternativas, estou aqui para ajudar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A teoria dual de Gilpin explica o surgimento de uma economia moderna através da globalização dos mercados e instituições, com o individualismo, a racionalidade econômica e a conduta de maximização dos resultados econômicos, que acabam com a "moral" estabelecida em nações mais atrasadas para dar lugar a uma nova moral social. A alternativa correta que indica como a teoria dualista de Gilpin explica o surgimento de uma economia moderna é a alternativa A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na disciplina de Economia Política Internacional, observou-se que os mercados internacionais e domésticos nem sempre operam em um sistema de concorrência perfeita. Desse modo, existem práticas e estratégias empregadas pelos países que contrariam os modelos mais clássicos do comércio internacional, uma vez que eles entendem que os países precisariam uns dos outros para, por meio do comércio, suprirem suas necessidades de consumo. Assinale a alternativa que indica, corretamente, uma prática das empresas que contraria essa ideia de o comércio internacional operar por meio uma concorrência perfeita:


D) Dumping.

Na disciplina de Economia Política Internacional, observou-se que a abordagem de Emmanuel Wallerstein pode ser considerada o expoente mais importante da Teoria do Sistema Mundial Moderno. Tal teoria é muito importante para o estudo sobre as relações econômicas internacionais contemporâneas. Essa abordagem traz uma leitura mais crítica sobre a distribuição dos recursos e a estrutura econômica. Assinale a alternativa que explica, corretamente, como Emmanuel Wallerstein define o Sistema Mundial Moderno


D) O sistema mundial moderno é definido por Wallerstein como uma unidade com uma única divisão do trabalho e muitos sistemas culturais.

No decorrer da disciplina de Economia Política Internacional foi possível observar que o Balanço de Pagamentos é composto por várias contas. Dentre essas as contas, a subconta de Investimento em Carteira merece destaque, sobretudo diante da crescente financeirização da economia internacional nas últimas décadas. Assinale a alternativa que explica, corretamente, no que consiste a subconta de investimento em carteira do balanço de pagamentos:


A) Ela registra a entrada e saída de capital externo aplicado em produtos financeiros, ou seja, o capital aplicado em ações, títulos e cotas de fundos de investimento.

As economias modernas se consolidaram de forma gradual, uma vez que o progresso nos setores produtivo, logístico e financeiro levaram ao deslocamento contínuo das economias tradicionais às economias modernas.


Dentro desse contexto, as Organizações Internacionais são muito importantes. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, qual é o principal papel das Organizações Internacionais nas relações internacionais:


A) Elas buscam impor sanções econômicas e políticas aos países que não seguem as normas internacionais.
B) Elas buscam aumentar a cooperação entre o mais diversos atores, sejam eles econômicos, políticos e sociais, tornando a tomada de decisão mais previsível dentro de áreas específicas.
C) Elas buscam promover a hegemonia de um país sobre os demais, garantindo a estabilidade do sistema internacional.

Na disciplina de Economia Política Internacional, foi possível observar que a teoria da economia dual, ou dualismo, de Robert Gilpin (2002), figura como uma abordagem muito importante para entender as relações econômicas na esfera internacional na atualidade. Em sua teoria, Gilpin defende que qualquer economia, interna ou internacional, precisa ser analisada em termos de dois setores relativamente independentes.


A) Para Gilpin, precisa ser analisado um setor primário, caracterizado pela produção de matérias-primas, e um setor secundário, caracterizado pela produção de bens manufaturados.
B) Para Gilpin, precisa ser analisado um setor moderno e progressista, que apresenta um nível elevado de produção e alta integração econômica; e um setor tradicional, caracterizado por um modo de produção mais atrasado e com autossuficiência local.
C) Para Gilpin, precisa ser analisado um setor público, caracterizado pela produção de bens e serviços para a sociedade, e um setor privado, caracterizado pela produção de bens e serviços para o mercado.

No decorrer da disciplina de Economia Política Internacional, estudou-se, em mais detalhes, o que são as Contas Capital e Financeira do Balanço de Pagamentos (BP). Dessa forma, foi possível conhecer o que é cada uma dessas contas, especificamente. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, qual é a especificidade da conta capital:


A) A conta capital agrega movimentações financeiras relacionadas ao comércio de bens e serviços.
B) A conta capital agrega movimentações que não têm fins de valorização, como é o caso da ajuda humanitária.
C) A conta capital agrega movimentações financeiras relacionadas ao investimento estrangeiro direto.

Mais conteúdos dessa disciplina