Buscar

Outro conceito importante é o de capacidade, que é a aptidão para usufruir de direitos e cumprir com obrigações. No direito brasileiro, a chamada c...

Outro conceito importante é o de capacidade, que é a aptidão para usufruir de direitos e cumprir com obrigações. No direito brasileiro, a chamada capacidade civil ou de direito é inerente à todas as pessoas. A incapacidade está prevista apenas na modalidade de fato, também chamada de capacidade de exercício do direito, ou seja, em nosso ordenamento só existe incapacidade prevista para os exercícios de atos da vida civil. Sabemos então que os chamados incapazes não praticam, por si só, os atos da vida civil.

Essa incapacidade pode ser absoluta ou relativa.

VAZ, Fabiane Brião Direito civil II. /– Indaial: UNIASSELVI, 2019. 147 p.; il. 1. Direito civil. - Brasil. II. Centro Universitário Leonardo Da Vinci.

Marque a opção correta:


A ) A incapacidade absoluta significa que a pessoa não pode praticar qualquer ato da vida civil, sendo que a prática de um ato por pessoa absolutamente incapaz acarreta a sua nulidade, tendo em vista se tratar de proibição total. Portanto, para que o absolutamente incapaz possa praticar algum ato civil, ele deverá ser representado por uma pessoa capaz. Os absolutamente incapazes se encontram descritos no art. 3º do Código Civil: “São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os menores de 16 (dezesseis) anos”.


B ) A incapacidade absoluta significa que a pessoa pode praticar qualquer ato da vida civil, sendo que a prática de um ato por pessoa não absolutamente incapaz acarreta a sua nulidade, tendo em vista se tratar de proibição total. Portanto, para que o absolutamente incapaz possa praticar algum ato civil, ele deverá ser representado por uma pessoa capaz. Os absolutamente incapazes se encontram descritos no art. 3º do Código Civil: “São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os menores de 16 (dezesseis) anos”.


C ) A incapacidade relativa significa que a pessoa não pode praticar qualquer ato da vida civil, sendo que a prática de um ato por pessoa absolutamente incapaz acarreta a sua nulidade, tendo em vista se tratar de proibição total. Portanto, para que o absolutamente incapaz não possa praticar algum ato civil, ele não deverá ser representado por uma pessoa capaz. Os absolutamente incapazes se encontram descritos no art. 3º do Código Civil: “São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os menores de 16 (dezesseis) anos”.


D ) A incapacidade relativa significa que a pessoa pode praticar qualquer ato da vida civil, sendo que a prática de um ato por pessoa absolutamente incapaz acarreta a sua nulidade, tendo em vista se tratar de proibição total. Portanto, para que o absolutamente incapaz possa praticar algum ato civil, ele deverá ser representado por uma pessoa capaz. Os absolutamente incapazes se encontram descritos no art. 3º do Código Civil: “São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os menores de 16 (dezesseis) anos”.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) A incapacidade absoluta significa que a pessoa não pode praticar qualquer ato da vida civil, sendo que a prática de um ato por pessoa absolutamente incapaz acarreta a sua nulidade, tendo em vista se tratar de proibição total. Portanto, para que o absolutamente incapaz possa praticar algum ato civil, ele deverá ser representado por uma pessoa capaz. Os absolutamente incapazes se encontram descritos no art. 3º do Código Civil: “São absolutamente incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil os menores de 16 (dezesseis) anos”.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais