Buscar

Os contratos de trabalho sempre foram “livremente” pactuados entre patrões e empregados. Colocamos desta forma porque, apesar dos limites da lei (s...

Os contratos de trabalho sempre foram “livremente” pactuados entre patrões e empregados. Colocamos desta forma porque, apesar dos limites da lei (salário mínimo, jornada de trabalho, adicional de remuneração para atividades insalubres e perigosas, dentre outros direitos mínimos a serem observados), o empregado não pactua, em regra, livremente seu contrato de trabalho: em resposta ao emprego oferecido, na maioria das vezes, acata o horário já estipulado pelo empregador, o salário que está sendo oferecido e as demais benesses que a categoria e o empregador concedem. E mais: no Brasil vigora a dispensa injusta, bastando o pagamento de indenização compensatória para a rescisão do contrato de trabalho por iniciativa do empregador, uma vez que, até hoje, não foi regulamentado, como prescrito por lei complementar, o inciso I do art. 7º da Constituição Federal, o que deixa o empregado à mercê do livre arbítrio de seu empregador.

 

Fonte: BELMONTE, A. A.; MARTINEZ, L.; MARANHÃO, N. Direito do Trabalho na crise da COVID-19. [S.l.]: JusPODIVM, 2020. 816 p.

 

Cabe destacar que o contrato de trabalho tem natureza contratual, sendo um acordo tácito ou expresso correspondente à relação de emprego.

 

Fonte: LOPES, M. H. Legislação Empresarial. Maringá: UniCesumar, 2022. (Adaptado).


A partir das informações apresentadas no texto e com base no tema contrato de trabalho pela consolidação das leis do trabalho, avalie as afirmações a seguir.


I. A continuidade, subordinação, onerosidade, pessoalidade e alteridade são requisitos essenciais do contrato de trabalho.

II. O objeto direto do contrato de trabalho é a prestação de serviço subordinado e não eventual do empregado ao empregador, mediante o pagamento de salário.

III. No contrato de trabalho, é necessária a exclusividade da prestação de serviços pelo empregado ao empregador, visto que o empregado não pode ter mais de um emprego para não comprometer o seu desempenho durante a prestação do serviço.

Respostas

2 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

As afirmações I, II e III estão corretas. I. A continuidade, subordinação, onerosidade, pessoalidade e alteridade são requisitos essenciais do contrato de trabalho. II. O objeto direto do contrato de trabalho é a prestação de serviço subordinado e não eventual do empregado ao empregador, mediante o pagamento de salário. III. No contrato de trabalho, é necessária a exclusividade da prestação de serviços pelo empregado ao empregador, visto que o empregado não pode ter mais de um emprego para não comprometer o seu desempenho durante a prestação do serviço.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina