Buscar

Um rapaz, que era pessoa em situação de rua, acabou de sair da prisão. Ele fora condenado pelo crime de latrocínio e, posteriormente, a defensoria ...

Um rapaz, que era pessoa em situação de rua, acabou de sair da prisão. Ele fora condenado pelo crime de latrocínio e, posteriormente, a defensoria pública ajuizou, a seu favor, uma ação de revisão criminal, na qual ele foi absolvido por ausência de provas, caracterizando, assim, um erro judiciário. Nesse período, ele ficou cinco anos preso. Agora a família indaga se existe um direito de indenização em função de condenação por erro judiciário. Assinale a opção que apresenta a informação que você, na condição de advogado(a) especializado(a) em Direitos Humanos, deve prestar à família, com base na Convenção Americana Sobre Direitos Humanos.


a) A Convenção Americana Sobre Direitos Humanos prevê expressamente o direito à indenização por erro judiciário.
b) A Convenção Americana Sobre Direitos Humanos não trata do direito à indenização por erro judiciário.
c) A Convenção Americana Sobre Direitos Humanos prevê o direito à indenização por erro judiciário, mas apenas em casos de condenação por tortura ou tratamento desumano ou degradante.
d) A Convenção Americana Sobre Direitos Humanos prevê o direito à indenização por erro judiciário, mas apenas em casos de condenação por crimes políticos.

Essa pergunta também está no material:

DireitosHumanos7questes
7 pág.

Direitos Humanos Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa "a) A Convenção Americana Sobre Direitos Humanos prevê expressamente o direito à indenização por erro judiciário." A Convenção Americana sobre Direitos Humanos, também conhecida como Pacto de San José da Costa Rica, prevê em seu artigo 10.6 o direito à indenização por erro judiciário, independentemente da existência de culpa por parte da autoridade que causou o dano. Portanto, a família do rapaz tem direito a indenização pelos cinco anos que ele ficou preso injustamente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais