Buscar

Ao final deste módulo, você será capaz de contrastar projetos com diferenças em prazos e em valores de investimento inicial. Verificaremos neste mó...

Ao final deste módulo, você será capaz de contrastar projetos com diferenças em prazos e em valores de investimento inicial. Verificaremos neste módulo o método da TIR incremental utilizado para avaliar projetos mutuamente excludentes com investimentos iniciais de valores distintos. Na sequência, apresentaremos o método do Valor Presente Líquido anualizado (VPLa), muito importante, já que permite a comparação de projetos com prazos distintos. Considerando uma TMA de 9% a.a., analisaremos os dois projetos calculando seus Valores Presentes Líquidos (VPLs) e suas TIRs: Projeto A VPLA=2.835,32 TIRA=15,10% a.a. Projeto B VPLB=3.050,94 TIRB=11,26% a.a. Vemos que o projeto A possui um VPL menor que o de B. Por outro lado, a TIR de A é maior que a do projeto B. Este é o mesmo problema estudado no módulo anterior. No entanto, esses dois projetos possuem uma diferença significativa em seu investimento inicial. Será que o acréscimo no VPL que B oferece justifica investir três vezes mais e adquirir um novo equipamento? Outra questão: Se eu decidir investir no projeto A, conseguirei aplicar os R$20.000 que sobraram em outro investimento que gere uma rentabilidade tão boa quanto a de B? A análise de projetos com custos iniciais muito diferentes sempre esbarra nessas questões. Vamos ver como podemos respondê-las. Comecemos pela análise deste gráfico: Ao valor da taxa que corresponde ao ponto de interseção das duas curvas, damos o nome de TIR incremental (TIRi) ou ponto de Fischer. Ela é a taxa que torna nulo o fluxo incremental dos dois projetos. Vamos ver o motivo para isso. Primeiramente, calcularemos o fluxo incremental do projeto B em relação ao A:

O módulo apresenta o método da TIR incremental utilizado para avaliar projetos mutuamente excludentes com investimentos iniciais de valores distintos.
O método do Valor Presente Líquido anualizado (VPLa) permite a comparação de projetos com prazos distintos.
O projeto B apresenta um VPL maior que o projeto A, mas a TIR de A é maior que a do projeto B.
O ponto de interseção das duas curvas no gráfico é chamado de TIR incremental (TIRi) ou ponto de Fischer.
a) Todas as afirmativas estão corretas.
b) Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
c) Apenas as afirmativas 1, 2 e 4 estão corretas.
d) Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação de projetos_ análise comparativa 04
58 pág.

Matemática Financeira Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a) Todas as afirmativas estão corretas". O módulo apresenta o método da TIR incremental utilizado para avaliar projetos mutuamente excludentes com investimentos iniciais de valores distintos. O método do Valor Presente Líquido anualizado (VPLa) permite a comparação de projetos com prazos distintos. O projeto B apresenta um VPL maior que o projeto A, mas a TIR de A é maior que a do projeto B. O ponto de interseção das duas curvas no gráfico é chamado de TIR incremental (TIRi) ou ponto de Fischer.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais