Buscar

11) Foram mensuradas 30 (trinta fibras) a partir de material dissociado, e obteve-se os seguintes dados médios: comprimento médio (L): 850 µm, diâm...

11) Foram mensuradas 30 (trinta fibras) a partir de material dissociado, e obteve-se os seguintes dados médios: comprimento médio (L): 850 µm, diâmetro médio da largura da fibra (D): 6,75 µm, diâmetro médio do lume (l): 0,32 µm. Pergunta-se: a) qual a espessura média da parede celular desta fibra em µm e mm ?

b) Esta fibra é classificada como fibra curta ou longa e por quê ?

c) Fazer uma breve pesquisa em relação as fibras da madeira de eucaliptos, e relatar o seu comprimento médio e espessura de parede celular.

obs.: 1 µm (micrômetro) = 10-3 mm


Essa pergunta também está no material:

Segunda avaliação
4 pág.

Componentes Químicos e Anatômicos da Madeira Universidade Federal de LavrasUniversidade Federal de Lavras

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Para calcular a espessura média da parede celular da fibra, é necessário subtrair o diâmetro médio do lume (0,32 µm) do diâmetro médio da largura da fibra (6,75 µm) e dividir o resultado por 2. Espessura média da parede celular = (6,75 - 0,32) / 2 = 3,215 µm Para converter para mm, basta dividir por 1000: Espessura média da parede celular = 3,215 / 1000 = 0,003215 mm b) Para classificar a fibra como curta ou longa, é necessário comparar o comprimento médio da fibra (850 µm) com o comprimento de referência para a espécie de madeira em questão. Se o comprimento médio da fibra for maior que o comprimento de referência, a fibra é considerada longa. Caso contrário, é considerada curta. Não foi informada a espécie de madeira em questão, portanto não é possível responder essa questão. c) De acordo com pesquisas, o comprimento médio das fibras de eucalipto varia de 0,8 a 3,5 mm, dependendo da espécie. A espessura média da parede celular varia de 2,5 a 4,5 µm, também dependendo da espécie.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais