Buscar

Segunda avaliação

Prévia do material em texto

2 a AVALIAÇÃO - GEF 106 – Componentes Químicos e Anatômicos da Madeira
(Valor 30 pontos)
 NOME: Matrícula:
 (Responder de forma manuscrita e digitalizar, enviar pelo Campus Virtual)
(Data de entregue: 05/10/2021 até 23:00 hs)
1) Explicar como pode ser coletada a madeira e confeccionadas lâminas permanentes e semi-permanentes para os estudos microscópicos da madeira.
2) As lâminas abaixo são de Mimosa tenuiflora. Responder o que se pede:
Plano de observação:__________________________________________________
Tipo de parênquima axial: ______________________________________________
Plano de observação:___________________________________________
Classificação dos raios: ( ) Homogêneo ( ) Heterogêneo
Quais tipos de células do raio:_________________________________________________
Plano de observação:____________________________________
Parênquima radial (raios): ( ) predominantemente unisseriados ( ) predominantemente multisseriados
3) Na figura abaixo, indicar os planos transversal, longitudinal radial e longitudinal tangencial. Indicar na figura com setas: localização dos poros (vasos), parênquima radial (raios), parênquima axial e fibras. 
Responder : a) Tipo de porosidade da madeira (difusa, anel), b) Tipos de parênquima axial, c) Classificação dos poros (solitários, múltiplos), c) Tipos de raios (quadradas, eretas, procumbentes)
4) Citar quatro diferenças anatômicas no xilema secundário de coníferas e folhosas. Qual a principal diferença anatômica ?
5) Explicar como se dá o fluxo de líquido ao longo das estruturas anatômicas no tronco de uma folhosa qualquer e de uma gimnosperma.
6) Quais os tipos de placas de perfuração podem ocorrer nos vasos do lenho de uma folhosa. Desenhar. Para que servem as placas de perfuração nos vasos ? Quais tipos e organização das pontoações podemos visualizar nas paredes dos vasos condutores. Desenhar.
7 ) Em relação as fibras da madeira, responda: a) Qual a sua origem, b) Função(es) para a planta, c) importância(s) tecnológica (s).
8) Como se diferencia uma fibra libriforme de um fibrotraqueídeo.
9 ) O que você entende por fibras curtas, o seja, MFC (madeira de fibra curta) e MFL (madeira de fibra longa).
10 ) Quais são as principais diferenças de um traqueíde longitudinal em relação a uma fibra libriforme.
11) Foram mensuradas 30 (trinta fibras) a partir de material dissociado, e obteve-se os seguintes dados médios: comprimento médio (L): 850 µm, diâmetro médio da largura da fibra (D): 6,75 µm, diâmetro médio do lume (l): 0,32 µm. Pergunta-se: a) qual a espessura média da parede celular desta fibra em µm e mm ? 
b) Esta fibra é classificada como fibra curta ou longa e por quê ? 
c) Fazer uma breve pesquisa em relação as fibras da madeira de eucaliptos, e relatar o seu comprimento médio e espessura de parede celular.
obs.: 1 µm (micrômetro) = 10-3 mm
12) Como a presença de cristais e sílica influenciam no processamento mecânico da madeira, ou seja, em relação ao seu corte.
13 ) Qual (is) a (s) importância (s) das características anatômicas especiais para os estudos anatômicos e industrialmente. 
14) Nas madeiras de gimnospermas em que plano da madeira podem ser localizadas a maior quantidade de pontoações ? Qual o tipo desta pontoação.
15) Em relação aos exercícios práticos de gimnospermas e folhosas. Quais as principais diferenças anatômicas observadas entre xilema secundário da Araucaria angustifolia, Pinus sp e Cunninghamia lanceloata ?
E as principais diferenças do lenho das folhosas de Eucalyptus sp, Amburana cearensis e Cedrela sp ?

Continue navegando