Buscar

Dentre as opções abaixo, qual é a causa mais provável das alterações clínicas e laboratoriais apresentadas por uma paciente de 68 anos com anemia, ...

Dentre as opções abaixo, qual é a causa mais provável das alterações clínicas e laboratoriais apresentadas por uma paciente de 68 anos com anemia, hemácias macrocíticas e neutrófilos hipersegmentados no sangue periférico, que se queixa de dormência nos membros inferiores e dificuldade para deambular?

A vitamina B12 se liga ao fator R no estômago, sob a ação do ácido clorídrico. No duodeno, sob ação das enzimas pancreáticas, a vitamina B12 se desliga do fator R e se liga ao fator intrínseco (FI), produzido pelas células parietais do estômago. A VitB12+FI serão absorvidos no íleo terminal.
A deficiência crônica de vitamina B12 pode levar a alterações neurológicas, como perda de memória e neuropatia periférica.
A descrição de neutrófilos plurissegmentados é característica da deficiência de B12.
a. Má absorção de vitamina B12
b. Anemia ferropriva
c. Anemia hemolítica

Essa pergunta também está no material:

Banco de Questões - Clínica Médica-546
1 pág.

Clínica Médica I Centro Universitário Joaquim NabucoCentro Universitário Joaquim Nabuco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A causa mais provável das alterações clínicas e laboratoriais apresentadas pela paciente de 68 anos é a má absorção de vitamina B12. A descrição de neutrófilos plurissegmentados é característica da deficiência de B12 e a deficiência crônica de vitamina B12 pode levar a alterações neurológicas, como perda de memória e neuropatia periférica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais