Buscar

O sistema tegumentar é formado por uma porção composta de tecido epitelial de origem ectodérmica e uma porção conjuntiva de origem mesodérmica, a d...

O sistema tegumentar é formado por uma porção composta de tecido epitelial de origem ectodérmica e uma porção conjuntiva de origem mesodérmica, a derme. Abaixo da derme encontra-se a hipoderme ou tecido celular subcutâneo, que não faz parte da pele, apenas a une aos órgãos subjacentes. Sobre o sistema tegumentar escolha a alternativa correta:

Os queratinócitos são células da epiderme com a capacidade de produzir melanina e distribuir para a derme, que se apresenta em diversas tonalidades.

Na camada basal que separa a epiderme da derme está presente uma camada germinativa, que é rica em células tronco com alta atividade mitótica, capazes de promover a constante renovação da epiderme somente até os 30 anos de uma pessoa.

As células da epiderme são poliédricas, justapostas e com pouca ou nenhuma substância entre elas. Esse tecido é classificado como estratificado por apresentar várias camadas.

A epiderme e a derme são tecidos epiteliais que se apresentam em camadas como basal, espinhosa, granulosa, lúcida e córnea. Somente a camada basal possui células vivas.

A pele possui várias camadas, sendo a epiderme mais espessa em áreas de absorção e menos espessa em áreas de atrito.

 

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais