Buscar

Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, na obra "Filosofando: introdução à Filosofia", desenvolvem um paralelo entre Sócrates e ...

Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins, na obra "Filosofando: introdução à Filosofia", desenvolvem um paralelo entre Sócrates e a própria Filosofia; de onde advêm as seguintes conclusões possíveis, EXCETO:


a) O conhecimento de Sócrates não é livresco; mas, sim, vivo e em processo de se fazer; o conteúdo é a experiência cotidiana. À Filosofia cabe o papel dogmático.
b) Sócrates é "subversivo", porque "desnorteia", perturba a "ordem" do conhecer e do fazer; e, portanto, deve morrer. A Filosofia pode ser, assim, "morta", quando tornada discurso do poder. 
c) A filosofia de Sócrates não ocorre em um "gabinete"; e, sim, na praça pública, de onde se pode deduzir que a vocação da Filosofia é política; pois, é pública. 
d) Sócrates desperta as consciências adormecidas; mas, não se considera um "farol" que ilumina; o caminho novo deve ser construído pela discussão, que é intersubjetiva; e, pela busca criativa das soluções em que a Filosofia se apresenta como atitude, diante de situações plurais. 
e) Sócrates guia-se pelo princípio de que nada sabe; e, dessa perplexidade primeira, inicia a interrogação e o questionamento do que é familiar; retirando o caráter dogmático que destrói a Filosofia.

Essa pergunta também está no material:

Questao 2 Filosofia da Educação
5 pág.

Didática Centro Universitário do Planalto de AraxáCentro Universitário do Planalto de Araxá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que não é uma conclusão possível do paralelo entre Sócrates e a Filosofia feito por Maria Lúcia de Arruda Aranha e Maria Helena Pires Martins na obra "Filosofando: introdução à Filosofia" é a letra a) O conhecimento de Sócrates não é livresco; mas, sim, vivo e em processo de se fazer; o conteúdo é a experiência cotidiana. À Filosofia cabe o papel dogmático.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais