Buscar

Com relação à tuberculose (TB) pulmonar no Brasil e seu tratamento, atribua V (Verdadeiro) ou F (Falso) às afirmativas a seguir: ( ) O médico dev...

Com relação à tuberculose (TB) pulmonar no Brasil e seu tratamento, atribua V (Verdadeiro) ou F (Falso) às afirmativas a seguir:

( ) O médico deve solicitar pesquisa de BAAR no escarro para pacientes com tosse há 3 semanas ou mais, mesmo que o motivo da consulta seja outra queixa.

( ) Se um profissional de saúde apresentar prova tuberculínica com resultado de 20mm, deve receber esquema RHZE para o tratamento de TB-doença.

( ) Deve-se solicitar cultura do escarro para os casos com baciloscopia negativa e suspeita clínica e/ou radiológica de TB.

( ) A rifampicina pode ter como efeito colateral tornar a urina e o suor avermelhados/alaranjados.

( ) O esquema de tratamento RHZE está contraindicado a gestantes com diagnóstico de tuberculose, devendo ser prescritos esquemas alternativos.

Assinale a sequência correta:

O médico deve solicitar pesquisa de BAAR no escarro para pacientes com tosse há 3 semanas ou mais, mesmo que o motivo da consulta seja outra queixa. (V ou F)
Se um profissional de saúde apresentar prova tuberculínica com resultado de 20mm, deve receber esquema RHZE para o tratamento de TB-doença. (V ou F)
Deve-se solicitar cultura do escarro para os casos com baciloscopia negativa e suspeita clínica e/ou radiológica de TB. (V ou F)
A rifampicina pode ter como efeito colateral tornar a urina e o suor avermelhados/alaranjados. (V ou F)
O esquema de tratamento RHZE está contraindicado a gestantes com diagnóstico de tuberculose, devendo ser prescritos esquemas alternativos. (V ou F)
A - V, V, V, V, V
B - V, V, F, F, F
C - F, F, V, V, V
D - V, F, V, V, F
E - F, V, F, F, V

Essa pergunta também está no material:

Banco de Questões - Clínica Médica-721
1 pág.

Clínica Médica I Centro Universitário Joaquim NabucoCentro Universitário Joaquim Nabuco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa D - V, F, V, V, F. Explicação: - A primeira afirmativa é verdadeira, pois a pesquisa de BAAR no escarro é um exame importante para o diagnóstico da tuberculose pulmonar. - A segunda afirmativa é falsa, pois o esquema RHZE é indicado para o tratamento da TB-latente em profissionais de saúde com prova tuberculínica positiva e não para o tratamento da TB-doença. - A terceira afirmativa é verdadeira, pois a cultura do escarro é um exame importante para o diagnóstico da tuberculose pulmonar em casos com baciloscopia negativa e suspeita clínica e/ou radiológica de TB. - A quarta afirmativa é verdadeira, pois a rifampicina pode causar esse efeito colateral. - A quinta afirmativa é falsa, pois o esquema RHZE está contraindicado para gestantes com diagnóstico de tuberculose, devendo ser prescritos esquemas alternativos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais