Buscar

Diante do exposto, paciente com exposição a amianto, devem-se pesquisar doenças ocupacionais mais prevalentes, sendo a presença de placas pleurais ...

Diante do exposto, paciente com exposição a amianto, devem-se pesquisar doenças ocupacionais mais prevalentes, sendo a presença de placas pleurais as manifestações mais frequentes de exposição ao asbesto. Envolvem predominantemente a pleura parietal e manifestam-se como áreas focais de fibrose irregular, formadas por material hialino na camada submesotelial da pleura parietal, no nível das margens costais, diafragma e áreas paravertebrais. Também podem estar situados no diafragma, pericárdio e mediastino. Extremamente raras no ápice da cavidade pleural ou no ângulo costofrênico. São lesões que com frequência calcificam, e podem chegar até a 10 cm de comprimento. Por sua vez, a asbestose é definida como uma pneumonite e fibrose pulmonar intersticial causada pela inalação e deposição tecidual de fibras de asbesto – latência de cerca de 15 anos ou mais. Comumente difusa, bilateral, inicia-se nos segmentos inferiores, dorsais e periféricos dos pulmões. b) A presença de derrame pleural indica a necessidade de diferenciação entre derrame pleural não maligno, caracterizado por líquido pleural exsudativo, muitas vezes hemorrágico, com ausência de malignidade; e mesotelioma maligno de pleura ou mesmo câncer de pulmão metastático para a pleura, já que a exposição ao asbesto é fator de risco para estes acometimentos. c) Para avaliação funcional do quadro respiratório deve ser solicitada uma espirometria ou uma prova de função pulmonar completa com medida de volumes pulmonares, que, provavelmente, evidenciará um distúrbio restritivo, pela presença das placas pleurais que reduzem a expansibilidade pulmonar.

a) A presença de placas pleurais é a manifestação mais frequente de exposição ao asbesto.
b) A presença de derrame pleural indica a necessidade de diferenciação entre derrame pleural não maligno e mesotelioma maligno de pleura ou mesmo câncer de pulmão metastático para a pleura.
c) O exame funcional para o quadro respiratório e o padrão esperado.
a) Apenas a afirmativa a está correta.
b) Apenas a afirmativa b está correta.
c) Todas as afirmativas estão corretas.
d) Nenhuma das afirmativas está correta.

Essa pergunta também está no material:

Banco de Questões - Clínica Médica-956
1 pág.

Clínica Médica I Centro Universitário Joaquim NabucoCentro Universitário Joaquim Nabuco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a) Apenas a afirmativa a está correta." pois a presença de placas pleurais é a manifestação mais frequente de exposição ao asbesto. As afirmativas b e c estão incorretas, pois a presença de derrame pleural indica a necessidade de diferenciação entre derrame pleural não maligno e mesotelioma maligno de pleura ou mesmo câncer de pulmão metastático para a pleura, e o exame funcional para o quadro respiratório não é o padrão esperado.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais