Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A BÍBLIA SAGRADA REVELA O OCULTO PROFUNDO É CAVAR
Potifar, o primeiro homem citado na bíblia sagrada que fez mudança de sexo, era ministro do Faraó, mas tornou-se eunuco propositadamente devido à sua paixão por José. Ao ver que José não aceitou suas investidas, afastou-se do cargo de ministro do Faraó para se tornar sacerdote de Om. A prova da mudança de seu estado aparece na Bíblia, onde inicialmente é chamado de Potifar e, mais tarde, de Poti Fera, que no hebraico bíblico significa "cortado”.
Potifar, ministro do Faraó, que se tornou eunuco devido à sua paixão por José.
A narrativa da história é intrigante e explora as complexidades da paixão, traição e até mesmo a busca por uma nova identidade.  Em uma análise profunda, desvendamos os motivos por trás das escolhas extremas de Potifar e como essas decisões moldaram o destino desses personagens bíblicos.
Eunucos dos Reis: o papel dos eunucos nas cortes reais, eles eram frequentemente confiáveis com grandes responsabilidades1.
Quem era Potifar?: Potifar, era dos um ministro do Faraó, e como ele se tornou obcecado por José, ele comprou Jose como escravo, claro que ele Potifar tinha intenções, a bíblia sagrada dizia que Jose era muito bonito, quando já era Vice Rei do Egito muitas mulheres subiam nos tetos, muros, nas janelas para ver a beleza de Jose, Potifar compra-o com segunda intenções. Potifar libera tudo na casa dele para casa para ele, Jose controlar, menos o pão da mesa Genesis 39:6 (uma metáfora – a mulher dele)
O Poder de José: o carisma e a influência de José, logo atraíram a atenção de Potifar, como também de sua mulher.
Mudança de Sexo de Potifar: Potifar era ministro do Faraó, no hebraico um Sar Hatabachim, isto é, um cozinheiro do rei e experimentava a comida do Faraó antes dele se alimentar, e também era Hatabachim significa também Carrasco aquele que mata as pessoas que o rei Faraó determinava. A prisão de Faraó era na casa de Potifar, a Bíblia Sagrada diz desde o início, que Potifar era Eunuco, a Bíblia é fantástica ela usa a metodologia para falar sobre uma pessoa mesmo que ainda não aconteceu com ela. Em Genesis, Deus relata na criação dos quatro rios que dizia ir de uma cidade a outra, quem existia no planeta era somente Adão e Eva, porem as cidades não existiam, mas Deus já descrevia que os rios chegariam de cidades em cidades, mas não havia cidades. A partir daí poderia identificar as cidades. José era belo, bonito então a esposa de Potifar escolhe um dia em que as pessoas não estariam em casa pois iriam para as festa idolatra do Egito, ela tentar seduzir José para leva-lo para cama mas não consegue e o acusa, só que ela não era única que estava apaixonado por ele, Potifar e outra pessoa faz a mesma coisa, estava escondido em casa, Potifar tinha feito algo dramático em si mesmo, faz a mudança de sexo, para ser parceiro de José, Potifar se torna Potife ra, significa o cortado, que virou o eunuco. Aonde está escrito isto, no próximo capitulo da Bíblia em Genesis 41: 45-46, diz Potifar estava apaixonado por José, ele era o carrasco, o cozinheiro, para ele foi uma grande vergonha não conseguir nada daquilo que ele queria ou pretendia realizar, se tornou sacerdote de Om, mudança de cargo, perdeu a moral como ministro. Porque Jose escolhe a filha de Potife ra, casa-se com a Azenate, Faraó tinha interesse nesse casamento e estava fascinado pela sabedoria de José, pois ele decifrou os sonhos, diz ainda que ele tinha a capacidade de ser um grande conselheiro, decifrou os sonhos e deu os conselhos corretos. Faraó diz a José quero torna-lo o meu Vice Rei, porem tenho um problema você é escravo de Potife ra, ele pode chegar e dizer isto para mim, então Faraó casa com a filha de Potife ra e neutraliza tudo o que ele tivesse pretendido fazer contra José, Potifar que se tornou Potife ra tinha uma grande posição no Egito como ministro de Faraó e mudou de sexo querendo o amor de José, e se tornou uma vergonha entre os magistrados e ministro do Egito.
Azenate filha de Potife ra: 
Vamos falar da esposa de Jose, sabemos que Jacó teve 12 filhos e uma filha chamada Diná, filha de Leia, Genesis 30:31, a bíblia diz que eles estava em uma cidade chamada Siquém, Genesis 34:1, o Principe chamado Hamor ficou apaixonada por ela, então foi abusada pelo Principe de Siquém e ficou gravida e teve uma filha, os irmãos dela disseram eles fizeram de nossa irmã prostituta, o nome da filha de Diná chama-se Oznat, Jacó faz um amuleto lindo e coloca no pescoço da menina e diz essa menina pertence a casa de Jacó, Diná com muita vergonha vai para o Egito e diz para ela que não sabe o que pode acontecer com ela por causa da fúria de seus irmãos e o que eles vão falar de você, no ato de desespero, chega no Egito com uma língua diferente, costumes diferentes, adoração a vários deuses, ela conhece o Deus da mãe dela, quem é o pai, do avó dela. Oznat, (significa sarça ardente) filha de Diná, abandonada no Egito, e chorando muito, então Potifar estava passando pelo local e viu aquela menina e adota ela, ele olha para o colar e não entende o que está escrito, mas sabe que vem de uma família importante. Ela cresce na casa de Potifar. E quem vai para na casa de Potifar, José que foi vendido pelos seus irmãos como escravo para o Egito, por causa da mulher de Potifar de tê-lo acusado, agora a filha de Potifar, adotada Oznat, ela diz: Pai não é verdade que a mãe esta contando, eu estava em casa e vi de quem é a culpa, ela atacou José, então para não passar vergonha ele coloca José na prisão, Deus então ver a sinceridade de Oznat e ver que ela se colocou em perigo e Deus determina que ela terá um mérito de se juntar a ele. Sabendo que ele é seu tio. José não havia entendido ainda que Deus estava preparando uma esposa para ele, como escravo não podia olhar nos olhos de seus senhores, então o Deus magnifico que nós o o adoramos, mexe os pauzinhos, e faz Faraó casar com Oznat, (filha adotiva de Potife ra) com José quando ele a ver e olha aquele colar ele sabe então que ela veio da casa de Jacó, só que José não queria casar com uma mulher idolatra, naquele momento ele ver algo de que ele conhecia, conhecia mas ainda não tinha conhecimento da charada de Deus, então Faraó diz voceé o que sabe adivinhar charadas e chama ele de José de Zafenate-Paneia e Oznat de Asenate. José e Oznat é levada para o Egito para se casarem e tem dois filhos que são os únicos netos de Jacó que vão fazer parte das tribos de Israel. Oznat, agora chamada Asenate Ela tem um mérito de salvar de Potifar, ela sabia o que aconteceu com José, e fica conivente com seu marido, quando os irmãos de José descem ao Egito e José queria para se apresentar a eles, ele bola um plano, ela é uma esposa que está caminhando junto com seu marido. Quando Jacó vem a terra do Egito ela vai recebe-lo, quando Jacó fica doente ela que vai cuidar dele e leva José os nossos filhos ate a ele para ser abençoado (Pr Geziel Nascimento)
O QUANDO O ESPINHEIRO GOVERNA
Certa vez, as árvores decidiram ungir para si um rei e disseram à Oliveira: Reina sobre nós. Porém a Oliveira lhes respondeu: Deixar-me-ia o meu azeite, que Deus e os homens em mim prezam, e iria pairar sobre as árvores? Então, disseram as árvores à Figueira: Vem tu e reina sobre nós. Porém a Figueira lhes respondeu: Deixar-me-ia a minha doçura, o meu bom fruto e iria pairar sobre as árvores? Então, disseram as árvores à Videira: Vem tu e reina sobre nós. Porém a videira lhes respondeu: Deixar-me-ia o meu vinho, que agrada a Deus e aos homens, e iria pairar sobre as árvores? Então, todas as árvores disseram ao Espinheiro: Vem tu e reina sobre nós. Respondeu o Espinheiro às árvores: Se, deveras, me ungis rei sobre vós, vinde e refugiai-vos debaixo de minha sombra; mas, se não, saia do Espinheiro fogo que consuma os cedros do Líbano. O Livro de Juízes 9.8-15, As primeiras árvores não queriam governar, pois não consideraram o reinado sobre suas semelhantes maior que a missão de produzir. Pensavam que acabariam estéreis e preferiam incumbir-seda obra que sabiam fazer muito bem. Por sua vez, o espinheiro, que não produz frutos, mas Espinho prontamente aceitou o governo. Talvez o oportunista houvesse esperado a vida toda para reinar… Tendo escolhido o seu rei, e se colocado debaixo de sua “sombra”, as demais árvores não poderiam reclamar das espinhadas. E o tirano está disposto a atirar “fogo” contra aqueles que não se “refugiam” debaixo dele, até mesmo contra aqueles que, notoriamente, são muito melhores e maiores. 
(Geralmente é assim que o espinheiro governa.) (Pr .G.N)

Mais conteúdos dessa disciplina