Buscar

Maratonista de 35 anos começou a se queixar de falta de ar e mal-estar no final de uma maratona, tendo sido levada à Emergência com quadro de letar...

Maratonista de 35 anos começou a se queixar de falta de ar e mal-estar no final de uma maratona, tendo sido levada à Emergência com quadro de letargia. Ao exame, apresentava frequência cardíaca de 100 bpm, frequência respiratória de 22 mrm e pressão arterial de 110/70 mmHg. A ausculta cardíaca e a pulmonar estavam normais, e o abdome, inocente. As pupilas mostravam-se isocóricas e fotorreagentes e sem sinais neurológicos focais. Movimentava os 4 membros, porém encontrava-se sonolenta e com dificuldade em dar respostas verbais. Os exames laboratoriais revelaram hematócrito de 42%, hemoglobina e 12 g/dl, creatinina de 1 mg/dl, sódio de 110 mg/dl, potássio de 4 mg/dl, osmolaridade sérica de 220 mosmol/kgH O e osmolaridade urinária de 420 mosmol/kgH O. Que tratamento, dentre os abaixo, seria o mais adequado?

Maratonista de 35 anos apresenta quadro de letargia após maratona.
Exames laboratoriais revelam sódio de 110 mg/dl e potássio de 4 mg/dl.
A) bolo de solução salina hipotônica (soro fisiológico a 0,9%) e manutenção desta solução com 1-2 ml/Kg/hora até a melhora dos sintomas neurológicos.
B) insulina regular e glicose por via endovenosa.
C) bolo de solução salina hipertônica (soro fisiológico a 3%) e manutenção desta solução com 1-2 ml/Kg/hora até a melhora dos sintomas neurológicos.
D) administração de furosemida.

Essa pergunta também está no material:

Banco de Questões - Clínica Médica-1195
1 pág.

Clínica Médica I Centro Universitário Joaquim NabucoCentro Universitário Joaquim Nabuco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O tratamento mais adequado para o maratonista com quadro de letargia após a maratona e exames laboratoriais que revelam sódio de 110 mg/dl e potássio de 4 mg/dl é a alternativa A) bolo de solução salina hipotônica (soro fisiológico a 0,9%) e manutenção desta solução com 1-2 ml/Kg/hora até a melhora dos sintomas neurológicos. Isso porque o paciente apresenta hiponatremia, que é uma condição em que o sódio no sangue está abaixo do normal, e a solução salina hipotônica ajuda a corrigir essa condição. Além disso, a manutenção da solução ajuda a melhorar os sintomas neurológicos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais