Buscar

Sobre a Fiscalização e responsabilização de gestores do regime de previdência complementar, é correto afirmar que: a. O Conselho Nacional de Prev...

Sobre a Fiscalização e responsabilização de gestores do regime de previdência complementar, é correto afirmar que:


a. O Conselho Nacional de Previdência Complementar – CNPC é o órgão responsável por apurar e julgar as infrações cometidas no âmbito das EFPC, aplicando as penalidades cabíveis.
b. Os gestores que praticam infrações estão sujeitos, na esfera administrativa, a penalidades de advertência, suspensão do exercício de atividades em entidades de previdência complementar, inabilitação para o exercício de cargo ou função em entidades de previdência complementar e multa.
c. As responsabilidades e sanções aplicadas a gestores de EFPC restringem-se à esfera administrativa.
d. A Superintendência Nacional de Seguros Privados – SUSEP é o órgão responsável pela fiscalização e supervisão das EFPC.
e. Com exceção dos membros do Conselho Deliberativo, podem ser responsabilizados por danos e prejuízos que causarem todos os dirigentes, procuradores com poderes de gestão e membros de conselhos estatutários.

Essa pergunta também está no material:

Exercício avaliativo - Módulo 2_ Revisão da tentativa
2 pág.

Previdência Instituto de Ensino Superior de Mato GrossoInstituto de Ensino Superior de Mato Grosso

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "Os gestores que praticam infrações estão sujeitos, na esfera administrativa, a penalidades de advertência, suspensão do exercício de atividades em entidades de previdência complementar, inabilitação para o exercício de cargo ou função em entidades de previdência complementar e multa." O Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) é responsável por propor normas e diretrizes para o regime de previdência complementar, mas não é o órgão responsável por apurar e julgar as infrações cometidas no âmbito das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC). As responsabilidades e sanções aplicadas a gestores de EFPC não se restringem à esfera administrativa, podendo também ser aplicadas na esfera civil e penal. A Superintendência Nacional de Seguros Privados (SUSEP) é responsável pela fiscalização e supervisão das EFPC, mas não é o órgão responsável pela apuração e julgamento de infrações. Com exceção dos membros do Conselho Deliberativo, todos os dirigentes, procuradores com poderes de gestão e membros de conselhos estatutários podem ser responsabilizados por danos e prejuízos que causarem.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais