Buscar

Assinale a alternativa correta sobre fisiopatologia, diagnóstico laboratorial e exames complementares sobre anemias hemolíticas e anemias não hemol...

Assinale a alternativa correta sobre fisiopatologia, diagnóstico laboratorial e exames complementares sobre anemias hemolíticas e anemias não hemolíticas.

A anemia é um dos distúrbios hematológicos mais comuns entre crianças, adolescentes, adultos e idosos.
O diagnóstico laboratorial da esferocitose hereditária é realizado por meio da análise morfológica dos esferócitos e microesferócitos em sangue periférico, presente em 70% dos casos, do aumento da concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM) e da realização da curva de fragilidade osmótica (CFO) com aumento da resistência osmótica.
Na ausência de perda sanguínea, o diagnóstico inicial de anemia hemolítica, além do aumento dos níveis de bilirrubina indireta (BI) e da lactatodesidrogenase (LDH), é sugerido por reticulocitose e policromasia no sangue periférico.
A condição associada a aumento dos níveis de hemoglobina fetal (Hb F), realizado pela técnica de eletroforese de hemoglobina, é a talassemia-alfa.
Um paciente com dosagem de ferro sérico, ferritina, saturação de transferrina e capacidade de combinação total de ferro diminuídos trata-se provavelmente de anemia por deficiência de ferro.
Anemia hipocrômica e microcítica pode ser encontrada na anemia falciforme. O portador da anemia falciforme apresenta diminuição da quantidade de cadeias globínicas sintetizadas e compensa essa deficiência com a produção de hemoglobina A2. A eletroforese de hemoglobina evidenciará a presença de HbSS.
A) O diagnóstico laboratorial da esferocitose hereditária é realizado por meio da análise morfológica dos esferócitos e microesferócitos em sangue periférico, presente em 70% dos casos, do aumento da concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM) e da realização da curva de fragilidade osmótica (CFO) com aumento da resistência osmótica.
B) Na ausência de perda sanguínea, o diagnóstico inicial de anemia hemolítica, além do aumento dos níveis de bilirrubina indireta (BI) e da lactatodesidrogenase (LDH), é sugerido por reticulocitose e policromasia no sangue periférico.
C) A condição associada a aumento dos níveis de hemoglobina fetal (Hb F), realizado pela técnica de eletroforese de hemoglobina, é a talassemia-alfa.
D)) Um paciente com dosagem de ferro sérico, ferritina, saturação de transferrina e capacidade de combinação total de ferro diminuídos trata-se provavelmente de anemia por deficiência de ferro.
E) Anemia hipocrômica e microcítica pode ser encontrada na anemia falciforme. O portador da anemia falciforme apresenta diminuição da quantidade de cadeias globínicas sintetizadas e compensa essa deficiência com a produção de hemoglobina A2. A eletroforese de hemoglobina evidenciará a presença de HbSS.

Essa pergunta também está no material:

40
1 pág.

Farmácia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "Um paciente com dosagem de ferro sérico, ferritina, saturação de transferrina e capacidade de combinação total de ferro diminuídos trata-se provavelmente de anemia por deficiência de ferro." Isso porque a anemia por deficiência de ferro é caracterizada por uma diminuição nos níveis de ferro no organismo, o que pode ser detectado por meio dos exames mencionados na alternativa D. As outras alternativas apresentam informações incorretas ou incompletas sobre as anemias hemolíticas e não hemolíticas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais