Buscar

5) Com relação a anemias hemolíticas, julgue as assertivas abaixo em "verdadeiras" (V) ou "falsas" (F). (V) a) As anemias hemolíticas são decorren...

5) Com relação a anemias hemolíticas, julgue as assertivas abaixo em "verdadeiras" (V) ou "falsas" (F).

(V) a) As anemias hemolíticas são decorrentes de um aumento de destruição do eritrócito, podendo ser extra ou intravascular. A hemólise extravascular é mais comum que a intravascular e tem como principal sede o baço.
(F) b) Laboratorialmente, encontramos na hemólise aumento de: bilirrubina indireta, haptoglobina sérica, urobilinogênio, DHL e reticulócitos. Em contrapartida, diminuição da sobrevida do eritrócito.
(V) c) Reticulocitose, policromatofilia, hiperplasia eritróide medular e aumento das necessidades de ácido fólico refletem uma maior produção de eritrócitos nas anemias hemolíticas.
(F) d) As anemias hemolíticas ocorrem por defeito eritrocitário intrínseco ou extrínseco. No primeiro caso, o problema geralmente é congênito (p.ex: microesferocitose hereditária, anemia falciforme, talassemias), enquanto no segundo é habitualmente adquirido (p.ex: imunohemólise, hemólise por drogas, por toxinas e mecânicas).
(V) e) A microesferocitose hereditária ocorre por defeito na membrana eritrocitária (deficiência de proteínas do citoesqueleto, como espectrina, anquirina, palidina ou

Essa pergunta também está no material:

Lista Hematologia 2
14 pág.

Hematologia Faculdade de AmericanaFaculdade de Americana

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as assertivas sobre anemias hemolíticas: a) Verdadeira (V) - As anemias hemolíticas são decorrentes de um aumento de destruição do eritrócito, podendo ser extra ou intravascular. A hemólise extravascular é mais comum que a intravascular e tem como principal sede o baço. b) Falsa (F) - Na hemólise, encontramos aumento de bilirrubina indireta, haptoglobina sérica, urobilinogênio, DHL e reticulócitos. Em contrapartida, há diminuição da sobrevida do eritrócito. c) Verdadeira (V) - Reticulocitose, policromatofilia, hiperplasia eritróide medular e aumento das necessidades de ácido fólico refletem uma maior produção de eritrócitos nas anemias hemolíticas. d) Falsa (F) - As anemias hemolíticas podem ocorrer por defeito eritrocitário intrínseco ou extrínseco. No primeiro caso, o problema geralmente é congênito (p.ex: microesferocitose hereditária, anemia falciforme, talassemias), enquanto no segundo é habitualmente adquirido (p.ex: imunohemólise, hemólise por drogas, por toxinas e mecânicas). e) Verdadeira (V) - A microesferocitose hereditária ocorre por defeito na membrana eritrocitária, como deficiência de proteínas do citoesqueleto, como espectrina, anquirina, palidina ou banda 3. Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais