Buscar

A respeito das hipóteses de exclusão de ilicitude, constantes do Código Penal, é correto dizer que No estado de necessidade, ainda que seja razoáv...

A respeito das hipóteses de exclusão de ilicitude, constantes do Código Penal, é correto dizer que

No estado de necessidade, ainda que seja razoável exigir o sacrifício do direito que se visou salvaguardar, o agente restará isento de pena.
A legítima defesa é justificável para repelir injusta agressão a direito próprio ou a direito alheio.
O estado de necessidade é justificável apenas para salvaguarda de direito próprio, não englobando direito alheio.
Quando o agente age em estado de necessidade, legítima defesa ou em estrito cumprimento do dever legal, incorre em crime, mas restará isento de pena, desde que não caracterizado o excesso, doloso ou culposo.
A legítima defesa específica aos agentes de segurança pública, prevista no parágrafo único do art. 25, do Código Penal, aplica-se apenas quando em causa vítima de crime de extorsão mediante sequestro.
A) Somente a afirmativa I está correta.
B) Somente a afirmativa II está correta.
C) Somente a afirmativa III está correta.
D) Somente a afirmativa IV está correta.
E) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Investigador de Polícia - PROVA COM GABARITO - 0003
21 pág.

Advogado Faculdade UnicesumarFaculdade Unicesumar

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Somente a afirmativa II está correta. A afirmativa I está incorreta, pois no estado de necessidade, mesmo que seja razoável exigir o sacrifício do direito que se visou salvaguardar, o agente restará isento de pena. A afirmativa III está incorreta, pois o estado de necessidade é justificável para salvaguarda de direito próprio ou alheio. A afirmativa IV está incorreta, pois quando o agente age em estado de necessidade, legítima defesa ou em estrito cumprimento do dever legal, não incorre em crime e, portanto, não há isenção de pena, mas sim exclusão de ilicitude. A afirmativa V está incorreta, pois a legítima defesa específica aos agentes de segurança pública, prevista no parágrafo único do art. 25, do Código Penal, aplica-se a qualquer situação em que o agente de segurança pública esteja em serviço ou em razão dele.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image