Buscar

O Mandado de Segurança consiste em remédio constitucional para garantia de direito líquido e certo violado por ato ilegal ou abuso de direito previ...

O Mandado de Segurança consiste em remédio constitucional para garantia de direito líquido e certo violado por ato ilegal ou abuso de direito previsto na Constituição Federal Art. 5º, Inciso LXIX (individual) e LXX (coletivo). Acerca do tema acima podemos afirmar que:


A) Trata-se de Ação Mandamental de Natureza Cíve
B) O Mandado de Segurança pode ser impetrado contra atos de qualquer autoridade, seja de natureza administrativa ou judicial.
C) O Mandado de Segurança coletivo pode ser impetrado por partido político com representação no Congresso Nacional.
D) O Mandado de Segurança é um remédio constitucional que não admite concessão de liminar.
E) O Mandado de Segurança é um remédio constitucional que não admite recurso.

Essa pergunta também está no material:

ASG pratica juridica penal pratica juridica constitucional e tributária responsabilidade civil
15 pág.

Pratica Juridica Tributária Centro Universitário MóduloCentro Universitário Módulo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) O Mandado de Segurança coletivo pode ser impetrado por partido político com representação no Congresso Nacional. O Mandado de Segurança é um remédio constitucional previsto no artigo 5º, LXIX e LXX da Constituição Federal, que tem como objetivo garantir o direito líquido e certo de uma pessoa ou grupo que tenha sofrido violação ou ameaça de violação por parte de autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do poder público. O Mandado de Segurança pode ser impetrado contra atos ilegais ou abusivos de autoridades públicas, sejam elas de natureza administrativa ou judicial. O Mandado de Segurança coletivo pode ser impetrado por partido político com representação no Congresso Nacional, organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados. O Mandado de Segurança pode ser concedido liminarmente, desde que presentes os requisitos legais, e admite recurso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais