Buscar

Quais são os critérios diagnósticos utilizados para definir se um paciente é portador de transtorno obsessivo-compulsivo? O TOC pode ser diagnosti...

Quais são os critérios diagnósticos utilizados para definir se um paciente é portador de transtorno obsessivo-compulsivo?

O TOC pode ser diagnosticado a partir de alguns critérios, iniciando com as obsessões e a compulsões, podendo ser individuais ou juntas, que podem ser diferenciadas da seguinte forma, a obsessão é quando o indivíduo possui pensamentos, vê imagens ou tem impulsos recorrentes que lhe causam perturbação, uma ansiedade ou um sofrimento, já a compulsão é a ação que ele comete para minimizar a obsessão.
Elas precisam tomar tempo do paciente, precisam lhe gerar prejuízos sociais para entrarem no critério diagnóstico.
A obsessão e a compulsão não podem ser relacionadas a substâncias ingeridas como drogas ou medicamentos, ou a outras condições médicas.
Os sintomas não podem ser explicados por outras patologias, por preocupações, estresses ou coisas associadas.

Essa pergunta também está no material:

TICS 03-2
2 pág.

Medicina CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATO BRANCOCENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATO BRANCO

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O diagnóstico do Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é feito com base nos critérios do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5). Para ser diagnosticado com TOC, o paciente deve apresentar obsessões, compulsões ou ambos, que causem sofrimento significativo e interfiram na rotina diária do indivíduo. Além disso, os critérios diagnósticos incluem: 1. As obsessões ou compulsões são tempo-consumidoras (levam mais de uma hora por dia) ou causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo. 2. As obsessões ou compulsões não são atribuíveis aos efeitos fisiológicos de uma substância (por exemplo, droga de abuso, medicamento) ou outra condição médica. 3. As obsessões ou compulsões não são melhor explicadas por outro transtorno mental. 4. O transtorno não é devido a uma condição médica geral, mas pode ser comórbido com outras condições psiquiátricas. É importante lembrar que apenas um profissional de saúde mental pode fazer o diagnóstico correto do TOC.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais