Buscar

2) Uma caldeira produz vapor d’água saturado a 10 bar de pressão. Qual a temperatura deste vapor? Quais as densidades do líquido e do vapor em equi...

2) Uma caldeira produz vapor d’água saturado a 10 bar de pressão. Qual a temperatura deste vapor? Quais as densidades do líquido e do vapor em equilíbrio nesta condição? Qual a entalpia necessária para a vaporização da água neste caso?

Para saber as informações solicitadas, é necessário consultar a tabela de vapor saturado organizada pela pressão.
Na tabela de vapor saturado, é possível encontrar a temperatura do vapor saturado na condição de pressão dada.
Para encontrar as densidades do líquido e do vapor, é necessário utilizar o volume específico e lembrar que a densidade é o inverso do volume específico.
Na tabela de vapor saturado, não é possível encontrar diretamente a densidade, mas é possível encontrar o volume específico.
Para encontrar a entalpia necessária para a vaporização da água, é necessário utilizar a tabela de entalpia de vaporização da água.

Essa pergunta também está no material:

caderno_de_exercicios_Aula_1 sistemas térmicos energéticos
9 pág.

Sistemas Térmicos e Energéticos Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para encontrar a temperatura do vapor saturado a 10 bar, é necessário consultar a tabela de vapor saturado organizada pela pressão. Na tabela, a temperatura correspondente é de aproximadamente 179,9°C. Para encontrar as densidades do líquido e do vapor, é necessário utilizar o volume específico e lembrar que a densidade é o inverso do volume específico. Na tabela de vapor saturado, é possível encontrar o volume específico do líquido e do vapor. Para o líquido, o volume específico é de aproximadamente 0,001044 m³/kg e, para o vapor, é de aproximadamente 0,001129 m³/kg. Portanto, as densidades do líquido e do vapor são, respectivamente, 957,4 kg/m³ e 886,4 kg/m³. Para encontrar a entalpia necessária para a vaporização da água neste caso, é necessário utilizar a tabela de entalpia de vaporização da água. A entalpia de vaporização da água a 10 bar é de aproximadamente 2046,1 kJ/kg.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais