Buscar

No escoamento de líquidos pode ocorrer a redução da pressão local na linha de sucção ou dentro da bomba centrífuga. Se a pressão na sucção reduzir ...

No escoamento de líquidos pode ocorrer a redução da pressão local na linha de sucção ou dentro da bomba centrífuga. Se a pressão na sucção reduzir a um valor abaixo da pressão de vapor (saturação) do líquido na dada temperatura, o líquido ferve e forma as bolhas de cavitação nestes locais. Estas bolhas sofrem colapso (implosão) quando atingem regiões de pressões maiores dentro da bomba, o que prejudica a operação do sistema e danifica a bomba. Com o objetivo de evitar o fenômeno da cavitação do fluido, um engenheiro propõe algumas ações. Sobre essas ações, analise as sentenças a seguir:

I- O líquido deve sempre escoar na menor temperatura possível, pois quanto maior a temperatura, menor a pressão de vapor (saturação) e maior a chance do líquido evaporar e cavitar.
II- Se o sistema possui uma altura de sucção positiva (reservatório de sucção está acima do nível da bomba), a cavitação ocorre com mais frequência do que um sistema com altura de sucção negativa.
III- Para evitar a cavitação, a tubulação de sucção deve ter o menor número de acessórios possíveis.

Assinale a alternativa CORRETA:


A As sentenças I e II estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças II e III estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Objetiva) - Individual - Mecânica dos Fluidos (EMC104)
10 pág.

Engenharia dos Materiais Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: Somente a sentença I está correta. Explicação: - A sentença I está correta, pois quanto maior a temperatura, menor a pressão de vapor (saturação) e maior a chance do líquido evaporar e cavitar. - A sentença II está incorreta, pois a cavitação ocorre com mais frequência em sistemas com altura de sucção negativa (reservatório de sucção abaixo do nível da bomba). - A sentença III está incorreta, pois a tubulação de sucção deve ter o menor número de curvas e não de acessórios.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais