Buscar

No modelo jurídico brasileiro, como nas demais democracias modernas, tratados passam a integrar o Direito Interno Estatal, após a veri�cação de seu...

No modelo jurídico brasileiro, como nas demais democracias modernas, tratados passam a integrar o Direito Interno Estatal, após a veri�cação de seu iter de incorporação. A respeito dessa temática, assinale a opção correta, de acordo com o ordenamento jurídico brasileiro.

Uma vez �rmados, os tratados relativos ao MERCOSUL, ainda que criem compromissos gravosos à União, são automaticamente incorporados, visto que são aprovados por parlamento comunitário.
Aprovados por decreto legislativo no Congresso Nacional, os tratados podem ser promulgados pelo Presidente da República.
Uma vez rati�cados pelo Congresso Nacional, os tratados passam, de imediato, a compor o Direito Brasileiro.
Uma vez assinados pelo Presidente da República, os tratados internacionais passam a fazer parte do ordenamento jurídico brasileiro, dando ensejo à responsabilidade internacional.
Após �rmados, os tratados passam a gerar obrigações imediatas, não podendo os Estados se eximir de suas responsabilidades por razões de Direito Interno.

Essa pergunta também está no material:

DIREITO INTERNACIONAL PUBLICO E PRIVADO
6 pág.

Direito Internacional Público e Privado Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o ordenamento jurídico brasileiro, a opção correta é: "Aprovados por decreto legislativo no Congresso Nacional, os tratados podem ser promulgados pelo Presidente da República." Os tratados internacionais, após serem aprovados pelo Congresso Nacional por meio de decreto legislativo, precisam ser promulgados pelo Presidente da República para que possam ser incorporados ao Direito Interno Estatal. Além disso, os tratados internacionais não são incorporados automaticamente, sendo necessário seguir um iter de incorporação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais