Logo Passei Direto
Buscar
Como forma de participação institucional da cidadania na administração pública brasileira, existem conselhos gestores de políticas públicas e conselhos de direito. Assinale a opção que apresenta um exemplo de conselho destinado a operacionalizar ações de governo, de c


Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
Conselho Nacional de Saúde (CNS).
Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).
Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).
Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).
User badge image
Praticando Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

O conselho gestor de políticas públicas é destinado a operacionalizar ações de governo, e um exemplo é o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Portanto, a alternativa correta é A) Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O Suas foi criado em 2005 com o compromisso de romper com a lógica tradicional do assistencialismo e da fragmentação de ações. Instituído como lei em 2011, o sistema promove o acesso a benefícios, programas, projetos e serviços socioassistenciais de proteção social.

O Suas foi criado em 2011.
O Suas promove a fragmentação de ações.
O Suas promove o acesso a benefícios, programas, projetos e serviços socioassistenciais de proteção social.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas a afirmativa III está correta.
d) As afirmativas I e III estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Considerando a proposta de promover um sistema único de apoio e proteção social ao cidadão na federação brasileira, assinale a alternativa correta.


As ações da assistência social são amplamente compartilhadas entre os entes, seguindo a lógica do federalismo compartimentalizado.
Universalização das políticas públicas assistenciais exige invariavelmente a descentralização, mas, consequentemente, ocasiona a fragmentação das ações.
A centralização do poder decisório no governo federal é a maneira de dirimir os problemas e aumentar a capilaridade de ações autônomas no nível subnacional.
Levando em conta a autonomia proposta pelo sistema, cabe somente aos municípios a decisão sobre as condicionalidades para a utilização gratuita dos serviços prestados.
Uma nova lógica de ação pressupõe uma ação integrada, envolvendo governo, iniciativa privada e sociedade civil.

Analise as afirmativas a seguir:

I-Por meio do SUAS, a assistência social pôde contribuir significativamente para a trajetória de melhoria das condições sociais da população brasileira. Tais melhorias também estão diretamente relacionadas à ampliação dos postos de trabalho, à redução do salário mínimo, ao fortalecimento da agricultura familiar produtora de alimentos e à degradação das políticas de proteção social expressas no empenho de universalização dos serviços de saúde, educação e assistência social.
II- Uma entrevista não estruturada permite ao assistente social explorar amplamente uma determinada questão. Ela visa obter dados relevantes quanto à intervenção profissional. Nela, as perguntas devem ser formuladas de forma objetiva, com a introdução de alternativas de respostas diretas e claras, de modo que o usuário apenas possa indicar uma das opções de resposta a um questionamento qualquer. Nesse tipo de entrevista, o assistente social deve tolher a autonomia do usuário e evitar que o cidadão queira apresentar mais informações do que o solicitado.
III-A compreensão e a empatia são características favoráveis à melhoria na qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. Um servidor público compreensível consegue manter-se atento àquilo que o usuário fala, busca compreender suas dúvidas e conhecer seus problemas de forma que ele se sinta bem acolhido na instituição. Da mesma forma, ser empático com o público e entender que, naquele momento, ele precisa de atenção, para, dessa forma, se sentir mais confortável e ter uma melhor experiência na organização, também é uma forma de depreciar a qualidade dos serviços prestados em uma organização pública.
Apenas uma afirmativa está correta.
Apenas duas afirmativas estão corretas.
Nenhuma alternativa está correta.
Todas as afirmativas estão corretas.
Apenas a afirmativa II está incorreta.

É atribuição privativa do assistente social a elaboração de projetos na área de Serviço Social que devem possuir, dentre seus elementos constitutivos, a indicação de mecanismos de controle social. Esses mecanismos se expressam a partir de


Determinação das metas e indicadores que balizarão o projeto de intervenção do assistente social em determinada instituição.
Delimitação clara do objeto e dos objetivos do projeto, nos quais o assistente social deve exprimir que prioridades serão enfrentadas com as ações propostas.
Apresentação de realidades abstratas.
Indicação de como os registros serão efetuados e como o conhecimento produzido com o trabalho profissional será potencializado.
Apontamento dos recursos necessários para a realização de forma eficiente e eficaz do projeto.

A mobilização social e a organização, enquanto expressões das práticas educativas desenvolvidas em diferentes espaços sócio-ocupacionais do Serviço Social materializam-se em processos de participação social, formulados e implementados de formas diferenciadas pelas classes sociais fundamentais na luta pela hegemonia na sociedade. Partindo desse pressuposto, é correto afirmar:


A mobilização social e a organização, no contexto da profissão de Serviço Social, se caracterizam pelas modalidades da assimilação/recriação de processos no movimento da prática profissional e, assim, inscrevem-se no corpo teórico-prático da profissão enquanto elementos constitutivos e como condição indispensável para sua concretização na sociedade.
As práticas educativas fazem parte do nexo orgânico entre a racionalização da produção e a organização dos usuários, por meio do qual são articulados interesses econômicos, políticos e ideológicos, na formação de um modo de vida adequado a um dos projetos societários das classes sociais.
As estratégias educativas são assimiladas no cenário da profissão de Serviço Social, apontando para dois eixos definidores dos perfis pedagógicos das práticas educativas: o debate em grupo e a ação social.
A mobilização social acontece pela incidência dos efeitos da ação profissional na maneira de pensar e agir dos sujeitos envolvidos na referida ação, porém, não interferindo na formação de subjetividades e normas de conduta.
As funções de mobilização social e organização, desempenhadas pelo assistente social, no âmbito das políticas sociais, tendem a minimizar o deslocamento da responsabilidade do Estado para a sociedade civil, no atendimento das classes subalternas.

De acordo com a NOB/SUAS, os instrumentos de gestão são ferramentas de planejamento técnico e financeiro do SUAS, tendo como parâmetros o diagnóstico social e os eixos da Proteção Social Básica e Proteção Social Especial. Que são: O plano de Assistência social. O orçamento e o financiamento. A Gestão da informação. O monitoramento e a Avaliação. O Relatório Anual de Gestão.


Apenas a alternativa 1 está correta.
Apenas a alternativa 2 está correta.
Apenas a alternativa 3 está correta.
Apenas a alternativa 4 está correta.
Todas as alternativas estão incorretas.

A gestão social tem uma participação teórica que é identificada em categorias, e segundo os autores Cançado, Pereira, Tenório (2015), ela parte de um interesse bem compreendido, o que vai ocorrer em esfera pública, ou seja, objetiva a emancipação em uma perspectiva dialógica negativa. O interesse bem compreendido é quando eu percebo que o interesse individual só será atingido se o interesse coletivo também for atingido, e que só tem sustentabilidade, se o interesse coletivo for atingido. Dentro do interesse bem compreendido temos duas categorias que reforçam esse interesse bem compreendido:


Solidariedade e Efetividade
Sustentabilidade e Solidariedade
Solidariedade e Eficácia
Sustentabilidade e Eficiência
Sustentabiliade e Emancipação

Mais conteúdos dessa disciplina