Buscar

03. (USP-SP 2018 ACESSO DIRETO) - Homem de 56 anos de idade está em acompanhamento no ambulatório de clínica médica por cirrose hepática devido a h...

03. (USP-SP 2018 ACESSO DIRETO) - Homem de 56 anos de idade está em acompanhamento no ambulatório de clínica médica por cirrose hepática devido a hepatite B. Vem ao pronto-socorro por dor abdominal e febre baixa (38°C) há uma semana. No exame clínico, pulso 98 bpm, pressão arterial: 130 x 72 mmHg, frequência respiratória: 22 ipm. Abdome globoso, doloroso difusamente à palpação, com sinais de ascite. A punção do líquido ascítico revelou glicemia: 30 mg/dl, leucócitos: 13200 / mm³ com 98% de polimorfonucleares, ausência de células atípicas e à coloração de gram, presença de micro-organismos gram positivos. Qual é a conduta para a principal hipótese diagnóstica neste momento?

Homem de 56 anos de idade está em acompanhamento no ambulatório de clínica médica por cirrose hepática devido a hepatite B.
Vem ao pronto-socorro por dor abdominal e febre baixa (38°C) há uma semana.
No exame clínico, pulso 98 bpm, pressão arterial: 130 x 72 mmHg, frequência respiratória: 22 ipm.
Abdome globoso, doloroso difusamente à palpação, com sinais de ascite.
A punção do líquido ascítico revelou glicemia: 30 mg/dl, leucócitos: 13200 / mm³ com 98% de polimorfonucleares, ausência de células atípicas e à coloração de gram, presença de micro-organismos gram positivos.
A) Drenagem do líquido ascítico.
B) Tomografia de abdome.
C) Ceftriaxona e metronidazol.
D) Shunt porta-hepático.

Essa pergunta também está no material:

Simulado-Nacional-06
15 pág.

Clínica Médica I USP - São PauloUSP - São Paulo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A principal hipótese diagnóstica neste caso é peritonite bacteriana espontânea (PBE), uma complicação comum em pacientes com cirrose hepática e ascite. A conduta indicada é a administração de antibióticos de amplo espectro, como ceftriaxona e metronidazol, por um período de 5 a 7 dias. Portanto, a alternativa correta é a letra C. A drenagem do líquido ascítico pode ser necessária em casos de ascite tensa ou com infecção secundária, mas não é a conduta inicial para PBE. A tomografia de abdome pode ser útil para avaliar outras possíveis causas de dor abdominal, mas não é a conduta indicada para PBE. O shunt porta-hepático é uma opção terapêutica para prevenir a recorrência de PBE em pacientes com alto risco, mas não é a conduta inicial.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais