Buscar

3. (CESPE/ ANALISTA JUDICIÁRIO/ TRE MT/ 2005) “O estudo das fontes do direito encontra aspectos deveras sugestivos em amplitude e variedade no Dire...

3. (CESPE/ ANALISTA JUDICIÁRIO/ TRE MT/ 2005) “O estudo das fontes do direito encontra aspectos deveras sugestivos em amplitude e variedade no Direito Eleitoral. As fontes não se isolam como elementos de vínculo exclusivo com o Direito Eleitoral, em virtude de indilacerável unidade da ordem jurídica em que está integrado. Mas não deixam de contar com elementos próprios, que refletem suas condições peculiares. Para melhor ordenação lógica, há de se partir da Constituição Federal, que é a fonte suprema de onde promana, em distribuição hierarquizada, a ordem jurídica estatal, estabelecendo conexão formal e padrões de validade á criação e à ampliação do direito em geral”. (Fávila Ribeiro. Direito Eleitoral. 4. ed. Forense, 1997, p. 15) Tomando o texto acima como referência inicial, assinale a opção INCORRETA a respeito das fontes do direito eleitoral.
a. A Constituição de 1988, ao tratar dos direitos políticos, contempla os elementos que orientam a elaboração da Lei de Inelegibilidades, que tem natureza de lei complementar.
b. Legislar sobre direito eleitoral é competência privativa do Congresso Nacional.
c. A Lei dos Partidos Políticos, por ser orgânica, pode definir a estrutura interna, a organização e o funcionamento dos partidos, cabendo aos estatutos de cada partido apenas disciplinar o texto legal.
d. O Código Eleitoral confere ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) competência para expedir instruções para sua fiel execução.

Tomando o texto acima como referência inicial, assinale a opção INCORRETA a respeito das fontes do direito eleitoral.
A Constituição de 1988, ao tratar dos direitos políticos, contempla os elementos que orientam a elaboração da Lei de Inelegibilidades, que tem natureza de lei complementar.
Legislar sobre direito eleitoral é competência privativa do Congresso Nacional.
A Lei dos Partidos Políticos, por ser orgânica, pode definir a estrutura interna, a organização e o funcionamento dos partidos, cabendo aos estatutos de cada partido apenas disciplinar o texto legal.
O Código Eleitoral confere ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) competência para expedir instruções para sua fiel execução.
a. Apenas a alternativa I está correta.
b. Apenas a alternativa II está correta.
c. Apenas a alternativa III está correta.
d. Apenas a alternativa IV está correta.
e. Todas as alternativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Simulado_DIREITO_ELEITORAL-1
11 pág.

Direito Eleitoral Escola Cidadao CidadaEscola Cidadao Cidada

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra A, pois a Lei de Inelegibilidades não tem natureza de lei complementar, mas sim de lei ordinária.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais