Buscar

Leitura do texto e resenha com destaques para os pontos do artigo que considere mais relevante, com a devida explicação do mesmo. Em qualquer das e...

Leitura do texto e resenha com destaques para os pontos do artigo que considere mais relevante, com a devida explicação do mesmo.

Em qualquer das etapas da exploração do potencial hidroelétrico de bacias hidrográficas, os estudos hidrológicos devem se apoiar em registros fluviométricos que cubram períodos de tempo suficientemente longos, capazes de caracterizar com boa precisão o regime hidrológico vigente nos locais dos aproveitamentos, seja nos aspectos relacionados com a freqüência e intensidade dos períodos de estiagem, seja no que se refere ao regime de ocorrência de cheias. No caso brasileiro, para as usinas que operam ou que virão a operar (caso de usinas em etapa de planejamento) no âmbito do sistema interligado, a caracterização estatística adequada das flutuações temporais de médio e longo prazo das afluências é fundamental para que os cenários de afluências futuras utilizados nos modelos da cadeia de otimização da operação (Maceira et al., 2002) contenham na intensidade e freqüência adequada possíveis seqüências de maior ou de menor afluência. O uso de registros fluviométricos de curta duração neste aspecto é especialmente danoso, já que fica impossibilitada a caracterização estatística de flutuações de longo prazo. Seguindo a orientação de procurar o uso de registros hidrológicos longos como base de apoio, a prática do planejamento do setor elétrico tomou como padrão usual que estudos hidrológicos disponibilizem para os estudos energéticos séries de afluências médias mensais a partir de janeiro de 1931. Este padrão levou a que hoje estejam disponíveis registros de afluências médias mensais correspondentes a quase oitenta anos. Se por um lado registros tão longos possibilitam maior precisão nas inferências quanto ao comportamento das flutuações de longo prazo, por outro lado permitem que seja levantada a hipótese de que estas flutuações passem a ser consideradas como evidências de mudanças em curso nos regimes hidrológicos das bacias. 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O texto apresenta a importância dos estudos hidrológicos para a exploração do potencial hidroelétrico de bacias hidrográficas. Para que esses estudos sejam eficazes, é necessário que sejam utilizados registros fluviométricos que cubram períodos de tempo suficientemente longos, capazes de caracterizar com boa precisão o regime hidrológico vigente nos locais dos aproveitamentos. No caso brasileiro, a caracterização estatística adequada das flutuações temporais de médio e longo prazo das afluências é fundamental para que os cenários de afluências futuras utilizados nos modelos da cadeia de otimização da operação contenham na intensidade e frequência adequada possíveis sequências de maior ou de menor afluência. A prática do planejamento do setor elétrico tomou como padrão usual que estudos hidrológicos disponibilizem para os estudos energéticos séries de afluências médias mensais a partir de janeiro de 1931. Este padrão levou a que hoje estejam disponíveis registros de afluências médias mensais correspondentes a quase oitenta anos. O texto destaca a importância de se utilizar registros hidrológicos longos como base de apoio para os estudos hidrológicos, já que o uso de registros fluviométricos de curta duração é especialmente danoso, já que fica impossibilitada a caracterização estatística de flutuações de longo prazo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais