Buscar

Sobre a insuficiência cardíaca e os glicosídeos cardiotônicos, assinale a alternativa incorreta:  O mecanismo de ação dos glicosídeos cardiotônicos...

Sobre a insuficiência cardíaca e os glicosídeos cardiotônicos, assinale a alternativa incorreta:

 O mecanismo de ação dos glicosídeos cardiotônicos ocorre via inibição irreversível da enzima Na-K-ATPase nas células do músculo cardíaco, aumentando a força de contração do coração.

O uso de glicosídeos cardiotônicos foi descrito pela primeira vez por William Withering, que tratava pacientes com a planta medicinal Digitalis purpurea.

Os glicosídeos são metabólitos secundários produzidos por plantas que apresentam em sua estrutura uma porção contendo açúcar(es) e outra porção não glicídica.

A insuficiência cardíaca é uma síndrome caracterizada por sintomas como fadiga e dispneia, podendo ser acompanhada de outros sinais clínicos.

A fisiopatologia da insuficiência cardíaca está associada a disfunções diastólica e sistólica, disfunção vascular, pulmonar e diferentes comorbidades.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é: "O mecanismo de ação dos glicosídeos cardiotônicos ocorre via inibição irreversível da enzima Na-K-ATPase nas células do músculo cardíaco, aumentando a força de contração do coração." Na verdade, o mecanismo de ação dos glicosídeos cardiotônicos ocorre via inibição reversível da enzima Na-K-ATPase nas células do músculo cardíaco, aumentando a concentração intracelular de cálcio e, consequentemente, a força de contração do coração.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais