Buscar

Sobre as características que conceituam o verbo irregular na língua portuguesa, analise as sentenças a seguir: I- Os verbos irregulares dividem-se...

Sobre as características que conceituam o verbo irregular na língua portuguesa, analise as sentenças a seguir:

I- Os verbos irregulares dividem-se em verbos fracos ou fortes, variando conforme a apresentação do radical.
II- Os verbos irregulares fracos se apresentam de formas idênticas no infinitivo flexionado e no futuro do subjuntivo, como em [sentir - sentir].
III- Os verbos irregulares fracos apresentam radicais no infinitivo e sofrem modificações no pretérito, como em [perder - perdi].
IV- Os verbos irregulares fortes apresentam o radical no infinitivo e se modificam no pretérito perfeito, como em [caber - coube].
A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B As sentenças II, III e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e IV estão corretas.
D As sentenças I, II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Morfologia Aplicada às Línguas Orais e Língua de Sinais Avaliação Final (Objetiva) - Individual
7 pág.

Libras Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: As sentenças I, II e III estão corretas. Os verbos irregulares na língua portuguesa são aqueles que não seguem as regras de conjugação regulares. Eles podem ser classificados em verbos irregulares fortes ou fracos, dependendo da apresentação do radical. Na sentença I, é afirmado que os verbos irregulares dividem-se em verbos fracos ou fortes, variando conforme a apresentação do radical. Essa afirmação está correta. Na sentença II, é afirmado que os verbos irregulares fracos se apresentam de formas idênticas no infinitivo flexionado e no futuro do subjuntivo, como em [sentir - sentir]. Essa afirmação também está correta. Na sentença III, é afirmado que os verbos irregulares fracos apresentam radicais no infinitivo e sofrem modificações no pretérito, como em [perder - perdi]. Essa afirmação também está correta. Já na sentença IV, é afirmado que os verbos irregulares fortes apresentam o radical no infinitivo e se modificam no pretérito perfeito, como em [caber - coube]. Essa afirmação está incorreta, pois os verbos irregulares fortes se modificam no particípio passado, não no pretérito perfeito.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais