Buscar

Considerando essas informações e conforme os conteúdos do livro-base Bases da História da América Latina sobre o papel das universidades hispânico-...

Considerando essas informações e conforme os conteúdos do livro-base Bases da História da América Latina sobre o papel das universidades hispânico-americanas no final do século XIX, assinale a alternativa correta:


A

As universidades se tornaram centros da elite conservadora contrários à independência, devido à sua ligação com Madri.


B

As universidades se tornaram centros de luta popular pela independência e contra as elites coloniais.


C

As universidades se tornaram centros de resistência intelectual contra a centralização absolutista promovida pelos Bourbon.


D

Devido à herança jesuíta, as universidades eram centro de saber pró-absolutismo, reforçando a tendência contrárias à independência.


E

As universidades tinham pouca ou nenhuma relevância nesse período colonial, devida à escassez desse tipo de instituição na América colonial.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o livro-base Bases da História da América Latina, sobre o papel das universidades hispânico-americanas no final do século XIX, a alternativa correta é a letra B: "As universidades se tornaram centros de luta popular pela independência e contra as elites coloniais." As universidades foram importantes centros de disseminação de ideias e formação de lideranças que lutaram pela independência dos países hispânicos na América Latina.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais