Buscar

Houve um momento da história brasileira em que a diplomacia passou a imperar, substituindo o uso da força e a violência, sob influência do Barão do...

Houve um momento da história brasileira em que a diplomacia passou a imperar, substituindo o uso da força e a violência, sob influência do Barão do Rio Branco. Assinale a alternativa que melhor descreve o contexto na América Latina nesse período.

 O Barão do Rio Branco foi muito relevante para a política externa brasileira tendo em vista que sua atuação foi pautada pelo diálogo e suas habilidades de negociação diplomática permitiram a criação do Mercado Comum do Sul, na virada do Século XIX para o Século XX e perdura até os dias atuais, representando seu principal legado.

As negociações internacionais de caráter diplomático passaram a imperar no cone sul a partir do final do Século XIX e início do Século XX, sendo o Barão do Rio Branco responsável pela definição e pacificação das fronteiras brasileiras.

Os assuntos de fronteiras historicamente foram resolvidos por meio da diplomacia no Brasil, sendo a Argentina o único empecilho para que o Reino Português consolidasse as fronteiras nacionais, que se mantêm intactas desde o Tratado de Tordesilhas até os dias atuais.

As negociações comerciais no nível multilateral permitiram que os países da América Latina desenvolvessem negociações locais, o que permitiu a criação do Mercosul.

A diplomacia brasileira não se curvou aos caprichos argentinos de aquisição do Acre, o que foi responsável por desencadear o último conflito armado na região: a Guerra da Cisplatina.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "O Barão do Rio Branco foi muito relevante para a política externa brasileira tendo em vista que sua atuação foi pautada pelo diálogo e suas habilidades de negociação diplomática permitiram a criação do Mercado Comum do Sul, na virada do Século XIX para o Século XX e perdura até os dias atuais, representando seu principal legado."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais