Buscar

ocê sabe o que é bullying? O bullying se define como um comportamento recorrente, verbal ou físico, com o qual um perpetrador tem a intenção de inc...

ocê sabe o que é bullying? O bullying se define como um comportamento recorrente, verbal ou físico, com o qual um perpetrador tem a intenção de incomodar um ou mais indivíduos. Em geral, esta vítima apresenta algum traço característico específico como a pertença a uma determinada religião ou etnia, traços físicos relacionados como estatura e peso, ou é alguém com temperamento bastante tímido. Na maior parte dos casos, a vítima se demonstra inapta para se defender das investidas do perpetrador do bullying.

A educadora Cleó Fante afirma tratar-se de uma das formas de violência que mais cresce no mundo. O sofrimento imposto às vítimas gera desde isolamento e queda do rendimento escolar até alterações do estado emocional que podem ter consequências trágicas. Todavia, quando o bullying ocorre no ambiente escolar, dificilmente este tipo de violência não se torna algo conhecido ou testemunhado por outros alunos. Mas, afinal, por que muitos não tomam partido da vítima e saem em sua defesa?

Seu desafio consiste em apresentar estratégias para a redução do bullying em uma dada escola. Apresente alternativas e sugestões para o empenho de um professor na tentativa de reduzir o bullying. Lembre-se de que algumas alternativas deverão envolver diretamente os alunos, que mais facilmente conhecem tanto vítimas como possíveis agressores.


Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O bullying é um comportamento recorrente, verbal ou físico, com o qual um perpetrador tem a intenção de incomodar um ou mais indivíduos. Para reduzir o bullying em uma escola, é importante que o professor esteja atento e crie um ambiente seguro e acolhedor para os alunos. Algumas estratégias que podem ser adotadas incluem: 1. Promover a conscientização sobre o bullying: O professor pode realizar palestras e atividades em sala de aula para conscientizar os alunos sobre o que é o bullying, seus efeitos negativos e como evitá-lo. 2. Estimular a empatia: É importante que os alunos aprendam a se colocar no lugar do outro e a respeitar as diferenças. O professor pode promover atividades que estimulem a empatia e a compaixão entre os alunos. 3. Criar um canal de denúncias: O professor pode criar um canal de denúncias anônimas para que os alunos possam relatar casos de bullying sem medo de represálias. 4. Incentivar a resolução pacífica de conflitos: O professor pode ensinar os alunos a resolverem conflitos de forma pacífica, por meio do diálogo e da negociação. 5. Reforçar a importância do respeito: O professor pode reforçar constantemente a importância do respeito mútuo entre os alunos, criando regras claras e punições para quem desrespeitá-las.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando