Buscar

Sobre a composição dos xampus é INCORRETO afirmar: Os tensoativos compreendem entre 30% e 40% em uma composição de xampu. Como já mencionado, é c...

Sobre a composição dos xampus é INCORRETO afirmar:

Os tensoativos compreendem entre 30% e 40% em uma composição de xampu. Como já mencionado, é comum utilizar misturas de três ou quatro tensoativos diferentes em uma mesma composição.

 

Uma composição de xampu necessita de uma grande quantidade de óleo como solvente para manter todos os ingredientes diluídos. Tipicamente, entre 45% e 75% do conteúdo total de uma formulação é de óleo.

A estrutura química dos quelatos possui ramificações como garras, que agarram e seguram os íons de ferro, cálcio ou magnésio.


 

Alguns espessantes possuem também a capacidade de estabilizantes de espuma, por criarem grandes quantidades de bolhas cremosas, ricas e espessas. Apesar de possuir apenas função psicológica, a espuma, em pequena quantidade, auxilia na distribuição do xampu pelos fios.

 

Os ativos condicionantes possuem características diversas e, em geral, são os ingredientes que dão brilho, maciez, maleabilidade, resistência, entre outros benefícios ao cabelo. Podem, dessa forma, oferecer hidratação, nutrição e reestruturação aos fios.