Buscar

A matéria-prima do alto-forno deve ser condicionada de modo a possibilitar a produção de um ferro gusa de alta qualidade. Em relação aos processos ...

A matéria-prima do alto-forno deve ser condicionada de modo a possibilitar a produção de um ferro gusa de alta qualidade. Em relação aos processos preparatórios das matérias-primas, assinale a alternativa correta.

a.

Quanto mais impurezas existirem na matéria-prima, menos energia será consumida, gerará menos escória e necessitará de menos adições e o processo será mais eficiente.

b.

A calcinação necessita de temperaturas baixas, normalmente entre 200 e 300 ᵒC.

c.

Os minérios extraídos das jazidas não precisam passar por nenhum tipo de preparação ou condicionamento, todo e qualquer tratamento é realizado durante a fusão no alto-forno.

d.

A calcinação deriva do processo de reação de decomposição de fundentes. É um processo endotérmico, requerendo mais energia que o processo de secagem.

e.

A secagem tem por objetivo eliminar a umidade do material, necessitando de uma alta quantidade de energia (44,5 KJ/mol) e altas temperaturas (1200 ᵒC).

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "A calcinação deriva do processo de reação de decomposição de fundentes. É um processo endotérmico, requerendo mais energia que o processo de secagem." A calcinação é um processo que consiste em aquecer a matéria-prima a temperaturas elevadas, entre 800 e 1000°C, para que ocorra a decomposição de compostos presentes nos minérios, como a água e o dióxido de carbono. Esse processo é endotérmico, ou seja, absorve calor do ambiente, e requer mais energia que o processo de secagem.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais