Buscar

Acerca do caso clínico exposto, assinale a alternativa correta. Os sintomas de tosse com hemoptoico, dispneia e disfagia para sólidos sugerem inva...

Acerca do caso clínico exposto, assinale a alternativa correta.

Os sintomas de tosse com hemoptoico, dispneia e disfagia para sólidos sugerem invasão locorregional e malignidade.
A hipercalcitoninemia está associada à disseminação dos carcinomas papilar e folicular de tireoide, podendo provocar manifestações a distância, como prurido, rubores e diarreia.
No rastreamento dos nódulos tireoidianos, aqueles que apresentam diâmetro máximo maior que 1,0 cm e menor que 1,5 cm são elegíveis para biópsia por aspiração com agulha fina. Estatisticamente, 20% dessas biópsias produzem material citológico adequado, mas diagnosticamente indeterminado. Para nódulos com essas características, considera-se que a respectiva natureza histológica é maligna, sendo impositiva a realização de cirurgia.
O carcinoma medular da tireoide origina-se das células C derivadas das cristas neurais, sendo classificado como tumor epitelial com características neuroendócrinas. As células C têm atividade biossintética diversa e secretam, entre outros, calcitonina e antígeno carcinoembriogênico (CEA), importantes marcadores séricos desse tipo histológico.
A biópsia por aspiração com agulha fina é o exame mais preciso para excluir ou confirmar a doença maligna em pacientes que apresentam nódulo suspeito e níveis de TSH normais. A ultrassonografia cervical não é necessária antes da biópsia, mesmo considerando que o respectivo uso auxilia a definir precisamente o tamanho da lesão, se tem natureza cística ou sólida e se há nódulos adicionais.
(A) Os sintomas de tosse com hemoptoico, dispneia e disfagia para sólidos sugerem invasão locorregional e malignidade. A disfonia relatada corresponde ao encarceramento do nervo laríngeo colateral, responsável pela inervação da musculatura das pregas vocais.
(B) A hipercalcitoninemia está associada à disseminação dos carcinomas papilar e folicular de tireoide, podendo provocar manifestações a distância, como prurido, rubores e diarreia.
(C) No rastreamento dos nódulos tireoidianos, aqueles que apresentam diâmetro máximo maior que 1,0 cm e menor que 1,5 cm são elegíveis para biópsia por aspiração com agulha fina. Estatisticamente, 20% dessas biópsias produzem material citológico adequado, mas diagnosticamente indeterminado. Para nódulos com essas características, considera-se que a respectiva natureza histológica é maligna, sendo impositiva a realização de cirurgia.
(D) O carcinoma medular da tireoide origina-se das células C derivadas das cristas neurais, sendo classificado como tumor epitelial com características neuroendócrinas. As células C têm atividade biossintética diversa e secretam, entre outros, calcitonina e antígeno carcinoembriogênico (CEA), importantes marcadores séricos desse tipo histológico.
(E) A biópsia por aspiração com agulha fina é o exame mais preciso para excluir ou confirmar a doença maligna em pacientes que apresentam nódulo suspeito e níveis de TSH normais. A ultrassonografia cervical não é necessária antes da biópsia, mesmo considerando que o respectivo uso auxilia a definir precisamente o tamanho da lesão, se tem natureza cística ou sólida e se há nódulos adicionais.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: A biópsia por aspiração com agulha fina é o exame mais preciso para excluir ou confirmar a doença maligna em pacientes que apresentam nódulo suspeito e níveis de TSH normais. A ultrassonografia cervical não é necessária antes da biópsia, mesmo considerando que o respectivo uso auxilia a definir precisamente o tamanho da lesão, se tem natureza cística ou sólida e se há nódulos adicionais.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image