Buscar

Trata-se de doença de incidência rara, e as manifestações clínicas incluem doença hepática, anormalidades neuropsiquiátricas, doenças esqueléticas ...

Trata-se de doença de incidência rara, e as manifestações clínicas incluem doença hepática, anormalidades neuropsiquiátricas, doenças esqueléticas e síndrome tubular renal. Quanto a essa entidade patológica, assinale a alternativa correta.

Os alelos do gene da doença de Wilson (ATP7A) são responsáveis pela codificação de uma ATPase transportadora de cobre, expressa principalmente no cérebro e fígado. No fígado do doente, a metalação da ceruloplamina encontra-se comprometida, refletindo baixos níveis de ceruloplamina e de cobre sérico total. A tradução dos achados fisiopatológicos responde pela sobrecarga maciça de cobre no fígado e pela excreção deficiente pela bile.
Embora seja técnica invasiva, a agulha percutânea de biópsia hepática para determinação quantitativa de cobre hepático continua a ser padrão-ouro no diagnóstico. Valores de cobre hepático superiores a 200 mg por grama de peso seco são diagnósticos.
Na apresentação hepática, os sinais e sintomas incluem icterícia, hepatomegalia e ascite. Os efeitos endócrinos secundários à doença hepática podem incluir puberdade precoce ou hipermenorreia, além de ginecomastia e de aranhas vasculares, como ocorre nos casos de cirrose hepática.
Além dos depósitos no cérebro e fígado, o olho é sítio primário de deposição do cobre na doença de Wilson, produzindo o anel de Kayser-Fleischer e a catarata em girassol. Esse anel corresponde ao depósito de cobre na periferia da íris, sendo considerado sinal patognomônico da doença.
A estratégia terapêutica com penicilina tem base na capacidade de formação de quelatos ao cobre, não corrigindo o defeito básico de excreção do cobre na bile, mas aumentando significativamente a excreção urinária de cobre. Esse mecanismo evita a sobrecarga de cobre e os respectivos efeitos.
(A) Apenas a afirmativa I está correta.
(B) Apenas a afirmativa II está correta.
(C) Apenas a afirmativa III está correta.
(D) Apenas a afirmativa IV está correta.
(E) Todas as afirmativas estão corretas.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E) Todas as afirmativas estão corretas. A doença descrita é a doença de Wilson, uma doença genética rara que causa acúmulo de cobre no organismo, principalmente no fígado e no cérebro. Os alelos do gene ATP7B são responsáveis pela codificação de uma ATPase transportadora de cobre, expressa principalmente no fígado e no cérebro. A biópsia hepática é o padrão-ouro para o diagnóstico, com valores de cobre hepático superiores a 200 mg por grama de peso seco sendo diagnósticos. Os sinais e sintomas incluem icterícia, hepatomegalia e ascite, além de anormalidades neuropsiquiátricas, doenças esqueléticas e síndrome tubular renal. O anel de Kayser-Fleischer e a catarata em girassol são sinais patognomônicos da doença. A estratégia terapêutica com penicilina tem base na capacidade de formação de quelatos ao cobre, aumentando significativamente a excreção urinária de cobre e evitando a sobrecarga de cobre e os respectivos efeitos.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando