Buscar

Leia o fragmento de texto a seguir:  “Criticidade entendida como uma leitura do real – isto é, do espaço geográfico – que não omitia as suas tens...

Leia o fragmento de texto a seguir: 



“Criticidade entendida como uma leitura do real – isto é, do espaço geográfico – que não omitia as suas tensões e contradições, tal como fazia e faz a geografia tradicional, que ajude a esclarecer a espacialidade das relações de poder e de dominação”. 



Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WESENTINI, José Willian. O ensino de Geografia no Brasil: uma perspectiva histórica. p. 223. In: VESENTINI, José William (Org.). O ensino de Geografia no século XXI. São Paulo: Papirus, 2004. p.187-224. 



Uma das afirmativas a seguir diz respeito a um dos principais autores da primeira geração de geógrafos críticos e sua respectiva obra, que marcou essa nova proposta de pensamento geográfico. Considerando os conteúdos estudados nas aulas e no livro-base Território, Cultura e Representação, marque a alternativa que apresenta esse autor e sua obra:

AYves Lacoste, com a obra “A geografia: isso serve em primeiro lugar para fazer a guerra”.

BEmmanuel de Martonne, com a obra “Tratado de Geografia Física”.

CThomas Robert Malthus, com a obra “Um ensaio sobre o princípio de população”.

DPedro Pinchas Geiger, com a obra “Migrações internacionais e transnacionalismo na atualidade”.

EWalter Christaller, com a obra “Os lugares centrais no sul da Alemanha”.


💡 1 Resposta

User badge image

Alirio Hugo

A alternativa correta é a (A), Yves Lacoste, com a obra “A geografia: isso serve em primeiro lugar para fazer a guerra”.

Yves Lacoste é considerado um dos principais autores da primeira geração de geógrafos críticos. Sua obra “A geografia: isso serve em primeiro lugar para fazer a guerra” é um marco da nova proposta de pensamento geográfico, pois questiona o papel da geografia como ciência neutra e objetiva.

Lacoste afirma que a geografia é uma ciência política que tem sido utilizada para justificar e legitimar o poder de certos grupos sociais. Ele defende que a geografia deve ser uma ciência crítica, que deve analisar o espaço geográfico a partir das relações de poder e dominação.

As demais alternativas estão incorretas porque:

  • A alternativa (B), Emmanuel de Martonne, com a obra “Tratado de Geografia Física”, é um autor da geografia tradicional.
  • A alternativa (C), Thomas Robert Malthus, com a obra “Um ensaio sobre o princípio de população”, é um autor da economia política clássica.
  • A alternativa (D), Pedro Pinchas Geiger, com a obra “Migrações internacionais e transnacionalismo na atualidade”, é um autor da geografia humana contemporânea.
  • A alternativa (E), Walter Christaller, com a obra “Os lugares centrais no sul da Alemanha”, é um autor da geografia regional.






0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais