Buscar

Procedimento de apuração de infração penal e sua autoria se faz mediante instauração do inquérito policial. Sobre tema, assinale a alternativa corr...

Procedimento de apuração de infração penal e sua autoria se faz mediante instauração do inquérito policial. Sobre tema, assinale a alternativa correta.

I - No relatório a autoridade não poderá indicar testemunhas que não tiverem sido mencionando o lugar onde possam ser encontradas.
II - Tem-se o arquivamento implícito quando o em virtude do não oferecimento de denúncia pelo Ministério Público, fundamentado em razões de falta de atribuição daquele órgão para intentar ação quanto a determinado crime.
III - Tratando de inquérito sigiloso, tem prevalecido o entendimento de que o advogado não deve ter acesso aos autos do procedimento investigatório, mesmo se a diligência realizada pela autoridade policial já tenha sido documentada.
a) Apenas I está correta.
b) Apenas II está correta.
c) Apenas III está correta.
d) Apenas I e II estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

avd
1 pág.

Direito Processual Penal I

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "d) Apenas I e II estão corretas.". I - No relatório a autoridade não poderá indicar testemunhas que não tiverem sido mencionando o lugar onde possam ser encontradas. Essa afirmativa está correta, pois o artigo 10, § 2º, do Código de Processo Penal, estabelece que o relatório final do inquérito policial deve conter o resumo das diligências realizadas, com menção das datas e dos lugares onde foram realizadas, sendo vedada a indicação de testemunhas que não possam ser encontradas. II - Tem-se o arquivamento implícito quando o em virtude do não oferecimento de denúncia pelo Ministério Público, fundamentado em razões de falta de atribuição daquele órgão para intentar ação quanto a determinado crime. Essa afirmativa também está correta, pois o arquivamento implícito ocorre quando o Ministério Público não oferece denúncia em razão de falta de atribuição para intentar a ação penal. III - Tratando de inquérito sigiloso, tem prevalecido o entendimento de que o advogado não deve ter acesso aos autos do procedimento investigatório, mesmo se a diligência realizada pela autoridade policial já tenha sido documentada. Essa afirmativa está incorreta, pois o advogado tem direito de acesso aos autos do inquérito policial, mesmo que este seja sigiloso, conforme previsto no artigo 7º, XIV, da Lei nº 8.906/94 (Estatuto da OAB).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais