Buscar

Nos Serviços de Unidades Básicas de Saúde, assim como no Pronto Atendimento, pode-se notar uma grande demanda de pacientes com queixas somáticas, s...

Nos Serviços de Unidades Básicas de Saúde, assim como no Pronto Atendimento, pode-se notar uma grande demanda de pacientes com queixas somáticas, sendo este fenômeno conhecido como somatização.  

Em relação à somatização, analise as alternativas abaixo. 

I. A presença de somatização exclui o diagnóstico de doenças psiquiátricas. 

II. Procedimentos diagnósticos e terapêuticos invasivos devem sempre ser realizados, pois isso irá auxiliar a provar que não existem causas orgânicas. 

III. Na avaliação médica inicial destes pacientes, não é necessária a solicitação de exames físicos, pois sua explicação é emocional, fazendo-se necessário que o paciente reconheça sua situação.  

IV. Nestes pacientes, o sofrimento emocional ou situações de vida são experimentados como sintomas físicos, sendo desencadeados por múltiplos fatores, sem explicação orgânica, após investigação apropriada. 

V. A somatização deve ser tratada como doença crônica, tendo o enfoque do tratamento na cura dos sintomas.  

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s) 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a IV: "Nestes pacientes, o sofrimento emocional ou situações de vida são experimentados como sintomas físicos, sendo desencadeados por múltiplos fatores, sem explicação orgânica, após investigação apropriada." As outras alternativas estão incorretas: - A alternativa I está incorreta, pois a presença de somatização não exclui o diagnóstico de doenças psiquiátricas. - A alternativa II está incorreta, pois procedimentos diagnósticos e terapêuticos invasivos não devem ser realizados sem a devida investigação e avaliação do paciente. - A alternativa III está incorreta, pois a avaliação médica inicial destes pacientes deve incluir a solicitação de exames físicos, além da avaliação emocional. - A alternativa V está incorreta, pois a somatização não deve ser tratada como doença crônica, mas sim como um sintoma de um problema emocional ou psicológico subjacente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais