Buscar

Pergunta 1 0 Pontos Leia o trecho a seguir: “Quando os indutores são ligados em corrente alternada (CA), e como os valores de tensão e corrente es...

Pergunta 1

0

Pontos

Leia o trecho a seguir:

“Quando os indutores são ligados em corrente alternada (CA), e como os valores de tensão e corrente estão em constante modificação, o efeito da indutância se manifesta permanentemente. Esse fenômeno de oposição permanente à circulação de corrente variável é denominado reatância indutiva, representada pela notação ‘XL’. Ela é expressa em ohms e representada pela seguinte expressão: ????????=2????.????.????.”

Fonte: SENAI. Eletricidade. 2. ed. São Paulo: SENAI-SP, 2019. p. 303. 

Um motor elétrico para CA será ligado em uma rede elétrica de frequência (f) igual a 60 Hz e de 220 V de tensão elétrica (V), mas antes foi registrado a sua indutância (L) com o auxilio de instrumentos de medida, e foi encontrado o valor de 15 mH, sendo considerada desprezível a resistência ôhmica das bobinas. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre indutores, pode-se afirmar que a reatância indutiva (XL) e a corrente elétrica (IL) que irão circular no motor são, respectivamente, iguais a:


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A reatância indutiva (XL) pode ser calculada pela fórmula XL = 2πfL, onde f é a frequência da corrente alternada e L é a indutância do indutor. Substituindo os valores, temos XL = 2π x 60 x 0,015 = 5,65 Ω. Já a corrente elétrica (IL) pode ser calculada pela fórmula IL = V/XL, onde V é a tensão elétrica da rede. Substituindo os valores, temos IL = 220/5,65 = 38,94 A. Portanto, a reatância indutiva (XL) é igual a 5,65 Ω e a corrente elétrica (IL) que irá circular no motor é igual a 38,94 A.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais